Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa - AEESEL


Esta associação de estudantes surgiu no âmbito da fusão das quatro antigas associações de estudantes das escolas superiores de enfermagem públicas de Lisboa. A AEESEL é constituída por três órgãos sociais: 

  • Mesa da Assembleia Geral (MAG)
  • Direção
  • O Conselho Fiscal (CF)



MESA DA ASSEMBLEIA GERAL (MAG) é o órgão que convoca, organiza, divulga e conduz as Reuniões Gerais de Alunos, bem como as eleições dos órgãos sociais no final do seu mandato. É um órgão importante que pretende promover o debate, dar a palavra aos estudantes, representar e dar-lhe a merecida visibilidade na comunidade escolar.

CONSELHO FISCAL (CF) é o órgão social da AEESEL, que manifesta uma ação independente centrada na auditoria e fiscalização, coerente e rigorosa, do fundo patrimonial e financeiro da AEESEL e de todas as atividades desenvolvidas por cada departamento ao longo do mandato. Como tal trabalha juntamente com a Direção e a Mesa da Assembleia Geral no sentido de desenvolver um acompanhamento constante dos planos orçamentais, com base numa análise imparcial e minuciosa das atividades e contas da AEESEL, maximizando assim a sua execução e rentabilidade.

DIRECÇÃO é o órgão de gestão da Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa que define as políticas gerais da associação, zelando pelo cumprimento do programa eleitoral, procurando fomentar e dinamizar o espírito académico, a camaradagem, solidariedade e união entre os Estudantes da ESEL, reavivando o gosto pelo Associativismo. É responsável pela representação interna e externa dos estudantes da ESEL, defendendo e apoiando as suas iniciativas e colaborando ativamente com os seus representantes nos vários órgãos de gestão da ESEL. A Direção é constituída pela Presidência e por vários Departamentos, que trabalham em conjunto para a defesa dos melhores interesses dos estudantes.


PRESIDÊNCIA
Cabe à Presidência acompanhar a execução do plano eleitoral e do plano de atividades proposto por cada um dos Departamentos que compõem a associação de estudantes. Esta função requer a atenção específica a cada Departamento, tendo em conta as suas particularidades. É também dever da Presidência orientar e gerir todos os espaços comuns da Associação de Estudantes, dinamizando-os.
O nosso plano para concretizar este objetivo é apoiar os Estudantes de modo a que estes sintam que têm uma representação eficaz e real, ou seja, apoiar para participar.


DEPARTAMENTO ACADÉMICO
O principal objetivo do Departamento Académico é disponibilizar um conjunto de materiais que consideramos fundamentais para a tua vida académica e escolar e garantir um fácil acesso aos mesmos, sendo da responsabilidade deste departamento adquirir, gerir e vender os respetivos materiais. A seleção destes produtos é realizada com o vista a proporcionar-te material de qualidade ao melhor preço, através de parcerias estabelecidas. O Departamento Académico tem ainda o grande objetivo de promover e divulgar a imagem da tua Associação de Estudantes.


DEPARTAMENTO DE APOIO AOS ESTUDANTES EM MOBILIDADE
O aparecimento deste departamento surgiu pela necessidade de criar uma melhor organização no apoio aos estudantes que estão em programa de mobilidade e aos estudantes finalistas da ESEL. Este Departamento apoia assim os estudantes em programas de Mobilidade, dando-lhes informações de interesse e recebendo-os da melhor maneira nesta cidade e escola.


DEPARTAMENTO DESPORTIVO
Mais do que uma atividade, o desporto é uma forma de vida onde podes desenvolver o teu bem-estar físico e psicológico de que tanto necessitas ao longo do ano que te espera. A atividade desportiva fomenta o espírito de entreajuda, a noção do trabalho em equipa e promove um convívio saudável.
Comprometemo-nos a elevar cada vez mais a qualidade deste departamento, desenvolvendo projetos e novas iniciativas sempre aliadas a dois objetivos específicos: a saúde e a tua felicidade.


DEPARTAMENTO INFORMATIVO
O Departamento Informativo surge pela necessidade de divulgação de informação externa e de informação interna. Cabe ao departamento a divulgação de atividades, eventos e conferências organizadas pela AE, para a comunidade estudantil, como também assegurar uma comunicação eficiente entre os diferentes departamentos, ou até mesmo os diferentes membros da AE. Além de levar a informação aos estudantes, também pretende motivá-los a participar na vida académica.


DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO, DA SAÚDE E DA SOLIDARIEDADE
O Departamento Pedagógico, da Saúde e da Solidariedade tem como objetivo principal a formação dos estudantes através da promoção de várias iniciativas e através de momentos de reflexão, sensibilização e aprendizagem sobre a saúde e a prevenção da doença. Pretendemos desenvolver atividades complementares à formação dos estudantes, tendo em conta as suas necessidades de aprendizagem.
Além da formação dos estudantes este departamento pretende disponibilizar outras competências fundamentais, como apoio pedagógico e acompanhamento dos mesmos em eventuais problemas relacionados com o seu percurso escolar. Em complementaridade com os objetivos referidos, pretendemos associar a vertente solidária aos mesmos, promovendo nos estudantes o interesse por esta área.


DEPARTAMENTO RECREATIVO E CULTURAL
Este departamento tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento social dos estudantes da ESEL, bem como para a sua integração no seio académico. Também pretendemos proporcionar momentos de lazer e de breve abstração da dura vida de estudante.
A escola não é só um espaço de estudo e aulas, mas também deve ser um espaço de convívio e alegria. Este departamento propõe-se a divertir e relaxar os estudantes, como também fornecer os devidos meios que estes necessitam para o fazer.

Estamos á vossa disponibilidade para qualquer dúvida ou sugestão.
Pólo Calouste Gulbenkian – Av. Prof. Egas Moniz – 1600-190 Lx Tel./Fax 21 795 9664 E -Mail: geral@aeesel.pt Site: www.aeesel.pt


DIREÇÃO


Presidente

João André Sousa Mendes, 3º ano


Vice-Presidentes

Carlos Alexandre Marques Ferreira, 4º ano
Diogo Alexandre Júlio Pereira, 3º ano
Ana Rita Fernandes Ferreira, 3º ano
Inês Sofia Ramalho Cabaço, 4º ano


Secretária da Direção

Carolina da Fonseca Figueira, 2º ano


Departamento Financeiro

Coordenador: Daniela Anaísa Cipriano da Costa, 4º ano
Vogal: Catarina Araújo Valentim, 3º ano


Departamento Pedagógico e da Solidariedade

Coordenador: Joana Rita Castro, 4º ano
Vogal: Marta Filipa Rosa Alves, 4º ano
Vogal: João Manuel Cunha Jóia Fidalgo Leandro, 4º ano
Vogal: André Filipe Afonso Cuiça, 2º ano
Colaborador: Ricardo Dias, 2º ano
Colaborador: João Pedro Pereira Rosado, 1º ano
Colaboradora: Marta Sofia Leite Fernandes, 1º ano


Departamento Académico

Coordenador: Marina Magalhães Venâncio, 3º ano
Vogal: Pedro Henrique de Cintra Bengalinha, 2º ano


Departamento Recreativo e Multiculturalidade

Coordenador: Carolina da Silva Faria, 3º ano
Vogal: Inês da Conceição Pereira, 2º ano
Vogal: Diogo Filipe Pinguelo Salsinha, 2º ano
Vogal: João Maria Pires Barrela, 2º ano
Colaborador: Diogo André de Carvalho Brandão, 1º ano


Departamento Desportivo e da Saúde

Coordenador: Manuel Portela Vieira Moreira Santos, 4º ano
Vogal: Paulo Jorge da Silva Alves, 3º ano
Vogal: André Santos Ribeiro, 3º ano
Colaborador: David Filipe Loureiro dos Santos, 3º ano
Colaborador: André Hipácio Pereira de Carvalho, 2º ano
Colaborador: João Pedro Leitão Vieira, 2º ano
Colaborador: David Miguel da Silva Alves, 2º ano


Mesa da Assembleia Geral

Presidente: Rafaela Alexandra Veiga de Albuquerque e Castro, 3º ano
1º Secretário: Miguel Amaro da Silva Alves de Sousa, 2º ano
2º Secretário: Andreia Ferreira Simões, 2º ano
Suplente: Carolina Reis Silva, 4º ano


Conselho Fiscal

1º Secretário: Carlos Miguel da Silva Cruz, 3º ano
2º Secretário: Ana Filipa Calçada Gaspar, 3º ano
Suplente: Cristina Maria Gil Mestre Fernandes dos Santos, 2º ano