LINHAS DE INVESTIGAÇÃO

1.  ESTUDOS SOBRE INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM

Coordenação: Maria dos Anjos Pereira Lopes e Marta Lima Basto

Intervenções de enfermagem centradas na Pessoa em situações de saúde crónicas.

Finalidade:

  • Suportar uma PBE;
  • Responder à complexidade das situações clínicas: Desenvolver, avaliar e implementar intervenções em saúde de grande complexidade.


Tipo de estudos:

  • Identificação de intervenções de enfermagem a partir da análise qualitativa de resultados qualitativos (QOA);
  • Translação da investigação para a prática (RS, meta sínteses, meta-análises);
  • Desenvolvimento de intervenções, avaliação da exequibilidade/pilotagem e implementação de intervenções, através de estudos indutivos e dedutivos.


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2.  EXPERIÊNCIA VIVIDA

Coordenação: Maria Antónia Rebelo Botelho

Finalidade:

  • Legitimar a subjetividade da realidade humana conferindo-lhe o estudo de conhecimento.


Tipo de estudos:

  • Estudos sobre a experiência vivida em situações de saúde crónicas (Fenomenológicos, etnográficos, Grounded Theory…).


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3.  EPISTEMOLOGIA

Coordenação: Maria Antónia Rebelo Botelho


Nesta linha pretende-se utilizar formas de desenvolver conhecimento, incluindo o que emerge da prática e do vivido. Inclui a identificação de conceitos estruturantes da disciplina Enfermagem.


Finalidade:

  • Responder a duas questões fundamentais:
        • Que conhecimento para que sociedade?
        • Que conhecimento acontece na minha prática?


Tipo de estudos:

  • Estudos que visem a consolidação conceptual da disciplina de Enfermagem;
  • Estudos que mostrem a relevância do conhecimento em Enfermagem.

 

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4.  HISTÓRIA DA ENFERMAGEM

Coordenação: Isabel Ferraz


No âmbito da linha de investigação são contemplados todos os projetos em que o investigador ou investigadores recorram a uma metodologia histórica para analisar um problema na área da saúde ou dos cuidados de enfermagem, nomeadamente:

        • História da educação e das instituições educativas;
        • História das instituições hospitalares;
        • História militar;
        • Outras.

 

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5.  EMOÇÕES EM SAÚDE

Coordenação: Paula Diogo


Nesta linha pretende-se estudar o modo como enfermeiros trabalham com as emoções para promover o bem-estar ou o alívio do sofrimento dos clientes, isto é, para prover cuidados. O enfoque é a pessoa do cliente, a pessoa do enfermeiro e a relação dos cuidados, numa perspetiva do cuidar humano e à luz do conceito de saúde holística e dinâmica, tal como defendida nas atuais conceções de enfermagem.


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6.  AMBIENTE ORGANIZACIONAL NA SAÚDE: QUALIDADE E GESTÃO DE CUIDADOS

Coordenação: Maria Filomena Gaspar


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7.  FORMAR E APRENDER EM ENFERMAGEM

Coordenação: Deolinda Antunes da Luz e Lucília Nunes


Nesta linha pretende-se aprofundar conhecimento sobre a dinâmica do processo de aprendizagem, no ensino de enfermagem, com base nas evidências pedagógicas no âmbito do desenvolvimento teórico a sua relação com a prática clínica e o envolvimento pedagógico dos diferentes atores, neste processo.


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Última revisão: Outubro 2013