Apresentação

A unidade de investigação e desenvolvimento em enfermagem (ui&de), criada em 2001 é uma unidade diferenciada da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL)  e tem como finalidade promover a investigação fundamental e aplicada em enfermagem.

A missão da ui&de é desenvolver investigação no domínio da enfermagem, integrada nas ciências da saúde, com especial ênfase no cuidar e capacitar ao longo da vida e na relação entre saúde e educação. Dada a complexidade dos problemas de saúde humanos pretende desenvolver atividades de investigação interdisciplinares em cuidados de saúde e educação, visando uma ação mais eficaz no que se refere à saúde das populações.

Os objetivos da ui&de para os próximos anos incluem:

1. Produzir conhecimento na área de enfermagem e saúde contribuindo para o aprofundamento e difusão do conhecimento científico no campo da saúde e da enfermagem através de estudos de investigação primária e secundária.

2. Robustecer o capital científico, abordando novos desafios em enfermagem, contribuindo para o desenvolvimento da disciplina e da profissão.

3. Estimular intercâmbios científicos com outras estruturas nacionais e internacionais de investigação, incluindo a participação em projetos e redes nacionais e internacionais.

4. Prestar serviços de consultoria e pesquisa contribuindo para o desenvolvimento local e nacional de enfermagem, saúde e desenvolvimento social.

5. Apoiar a formação de jovens investigadores e formação avançada aos níveis de mestrado e doutoramento.

6. Editar o periódico científico com revisão por pares: “Pensar Enfermagem”.

 

ORGANIZAÇÃO

Coordenador Científico

Maria Antónia M. Rebelo Botelho Alfaro Velez

O Coordenador Científico é eleito de entre os membros do Conselho Científico, desde que seja professor efetivo da ESEL. O mandato tem a duração de 3 anos, podendo ser renovado até ao máximo de dois mandatos consecutivos.

 

Conselho Científico

O Conselho Científico é constituído pelos investigadores integrados doutorados e presidido pelo Coordenador Científico. As competências do Conselho Científico dizem respeito à gestão da unidade.

 

Comissão Coordenadora

Integram a Comissão Coordenadora o Coordenador Científico e os coordenadores das áreas de investigação.

 

Membros:

Isabel Carvalho Beato Ferraz Pereira

Luísa Maria Correia Azevedo d’Espiney

Maria Adriana Pereira Henriques

Maria Antónia M. Rebelo Botelho Alfaro Velez (Coordenadora Científica)

Maria Deolinda Antunes da Luz Lopes Dias Maurício

Maria Filomena Mendes Gaspar

Paula Manuela Jorge Diogo

 

Comissão Externa de Aconselhamento

É constituída por 5 doutores de reconhecido mérito integrando obrigatoriamente 2 investigadores estrangeiros, convidados pelo Conselho Científico por um período de três anos, renovável.

 

Membros:

Adelaida Zabalegui – Hospital Clínic de Barcelona (Spain)

Carol Hall – School of Education, University of Nottingham (UK)

Maria Amélia de Campos Oliveira – Escola de Enfermagem da USP (Brasil)

Marta Lima Basto (Aposentada) – Escola Superior de Enfermagem Maria Fernanda Resende

Thora B. Hafsteinsdottir – University Medical Center Utrecht (Netherlands)