Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra A Sida”

A Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, criada em 1993, e representa-se no território português através de seis delegações: Lisboa, Porto, Coimbra, Núcleo da Beira Alta, Setúbal e Funchal. A Fundação foi criada essencialmente para o apoiar infetados e afetados pelo VIH/SIDA e seus familiares, desenvolvendo um conjunto de ações e projetos orientados, sobretudo, para:

  • a Prevenção Primária da SIDA e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis, pela Informação e Educação;
  •  a Reintegração Socioprofissional de Seropositivos e Doentes com SIDA;
  •  a cooperação com as Autarquias e demais instituições locais, beneficiando do seu conhecimento e unindo sinergias para uma intervenção concertada nas áreas social, da educação e da saúde de molde a incrementar ou desenvolver projetos que visam a Educação para a Cidadania e a Luta Contra a SIDA, nas suas múltiplas dimensões, nomeadamente no combate às Dependências.

Projeto Nacional de Educação Pelos Pares – Sexualidade e Prevenção do VIH/SIDA

Desde 2003, foi concebido pela FPCCSIDA o Projeto Nacional de Educação Pelos Pares (PNEP) para responder aos desafios da Educação para a Saúde e Sexualidade e prevenção de comportamentos sexuais de risco em populações jovens. Este é desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação, numa rede alargada de escolas públicas no âmbito territorial de Lisboa, Oeiras, Porto, Coimbra, Seia e Setúbal, através dos Centros de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ), sob a supervisão de docentes em destacamento responsáveis pela concretização do projeto em colaboração com psicólogos/as e estudantes do ensino superior em regime de voluntariado. 
No processo ensino/aprendizagem com recurso à educação pelos pares, as atividades organizadas pelos CAOJ e dirigidas aos adolescentes que frequentam o 3º ciclo são dinamizadas, numa primeira fase (7.º e 8.ºanos), por jovens voluntários universitários (organizados em BUI  e TUI ) e numa segunda fase (9.º anos) por alunos das turmas onde houve intervenção (organizados em BEI ), os quais assumem o papel de pares educadores.
Os voluntários universitários, formados científica e pedagogicamente pela Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA”, animam os momentos de formação e informação junto dos estudantes de faixas etárias bastante próximas, partilham com eles vivências, medos, preconceitos, gostos e sentimentos, refletem em conjunto sobre o que há de mais e de menos positivo nas atitudes e nos comportamentos que são assumidos pelos jovens na comunidade social em que estão inseridos. 
Apoiam ainda a constituição e formação de grupos BEI que, no 9º ano vão dinamizar, na própria escola, atividades junto dos seus colegas mais jovens.
Os principais objetivos deste projeto é:

  • Desenvolver o conceito de sexualidade humana com base no relacionamento interpessoal;
  • Promover o fortalecimento das competências pessoais e sociais dos adolescentes;
  • Estimular a prevenção de comportamentos de risco no âmbito da sexualidade; 
  • Explorar conteúdos relacionados com a sexualidade humana e a prevenção da infeção VIH/SIDA.
     

PERFIL DO VOLUNTÁRIO

QUEM?
Todos/as os/as alunos/as universitários/as que tenham interesse em trabalhar na área da Educação para a Saúde e Sexualidade e prevenção de comportamentos de risco em populações jovens.
 
ONDE?
Em escolas públicas e centros educativos do concelho de Lisboa e Oeiras.

QUANDO?
Em outubro realiza-se a Formação Científica e Pedagógica, obrigatória para quem quer ser nosso/a voluntário/a.
Entre os meses de novembro a junho em horários de acordo com as escolas e centros educativos.

COMO?
Após a Formação Científica e Pedagógica oferecida pela FPCCSIDA, os/as voluntários/as serão distribuídos de acordo com a sua disponibilidade, pelos horários das escolas, onde juntamente com mais um ou dois colegas irá formar uma BUI (Brigada Universitária de Intervenção) para fazer intervenção com a supervisão de uma professora do CAOJ de Lisboa.

 

CONTACTO INSTITUCIONAL
caoj.lisboa@gmail.com

SITE

http://www.fpccsida.org.pt/