A pessoa em situação crítica é aquela cuja vida está ameaçada por falência ou eminência de falência de uma ou mais funções vitais, não tendo capacidade para manter de forma independente a sua estabilidade e cuja sobrevivência depende de meios avançados de vigilância, monitorização e terapêutica (Benner et al., 2011).
A evolução técnico-científica dos cuidados de saúde, a pressão social no sentido da qualidade, da segurança e da importância do cuidado centrado no cliente, em simultâneo com a necessidade de otimização dos recursos, conduziu a que as fronteiras tradicionais dos cuidados mais especializados fossem largamente ultrapassadas. A situação atual da pandemia por COVID-19, que determinou o recrutamento de enfermeiros com competências na prestação de cuidados em unidades de cuidados intensivos, é um exemplo atual da necessidade de assegurar a formação nesta área de intervenção.
Assim, a educação ao longo da vida, disponibilizando oportunidades significativas de aprendizagem (World Health Organization, 2015), constituem-se como um desafio para as Instituições de Ensino Superior, como a ESEL. A promoção da educação contínua ao longo da vida deve acompanhar as necessidades de formação decorrentes do avanço progressivo dos cuidados de saúde, em muito ligado ao desenvolvimento e utilização de tecnologia.
Este curso pretende dar resposta a áreas emergentes e em evolução contínua do conhecimento, no que diz respeito à intervenção de enfermagem na abordagem da Pessoa em situação crítica, como sejam as relacionadas com a deterioração clínica, a dor, a sedação e o delirium.
Referências bibliográficas
Benner, P., Kyriakidis, P. H., & Stannard, D. (2011). Clinical wisdom and interventions in acute and critical care (2nd ed.). Springer Publishing Company.
Urden, L., Stacy, K., & Lough, M. (2020). Priorities in critical care nursing (8th ed.). Elsevier.
Urden, L., Stacy, K., & Lough, M. (2022). Critical care nursing: diagnosis and management (9th ed.). Elsevier.