Apresentação

APRESENTAÇÃO DO CURSO

O Curso de Pós-Graduação em Prescrição de Atividade Física, visa dar resposta a uma competência cada vez mais requerida ao enfermeiro de cuidados gerais, que é a prescrição de atividade física, independentemente do contexto da sua prática clínica. Esta intervenção deve ser adequada à singularidade de cada pessoa, ao longo do seu ciclo de vida, inserida numa família e comunidade. As especificidades, e a importância, associadas à prescrição de atividade física reforça a necessidade desta oferta formativa.


Na atualidade portuguesa, é determinante os enfermeiros enquanto agente de mudança, promoverem a literacia física da população, face aos níveis de atividade física aquém do recomendado pela OMS. Em conformidade, o projeto de investigação Care4PhysicalActivity que integra o CIDNUR desde setembro de 2024, permitiu e permitirá, que o corpo docente lecione os conteúdos que teve a oportunidade de produzir e disseminar em estudos prévios.


A ESEL, alinhada com o interesse crescente de enfermeiros, professores e investigadores sobre a prescrição de atividade física, proporciona este curso inovador que confere Certificado de Pós-graduação, com 20 ECTS e em modalidade b-learning (maioritariamente online).

 

A Pós-Graduação em Prescrição de Atividade Física (PG_PAF) pretende formar enfermeiros capazes de:

Finalidade:

Desenvolvimento de competências em prescrição de atividade física adequado ao longo do ciclo de vida, bem como em situações de saúde e doença da pessoa, em diferentes contextos.

Objetivos:

  • Desenvolver conhecimentos específicos no âmbito da atividade física, exercício físico e desporto, baseado na evidência científica.
  • Articular estratégias de promoção da atividade física com a promoção da qualidade de vida, da saúde e bem-estar da pessoa.
  • Identificar e mobilizar diferentes conceções e estratégias adequadas à situação de saúde e doença que a pessoa está a vivenciar e ao longo do ciclo de vida.
  • Desenvolver competências para o processo de tomada de decisão no que respeita a diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem, inseridos num plano de cuidados à pessoa, família, população e comunidade. 
  • Desenvolver competências para argumentação para a melhor prescrição de atividade física, adequada às particularidades da pessoa.
  • Desenvolver competências necessárias para inovar, contribuindo para uma maior eficiência, competitividade e capacidade de liderança de projetos no âmbito da atividade física, exercício físico e desporto.
  • Capacitar para a prática baseada na evidência colaborando na produção e divulgação de conhecimento que contribua para o desenvolvimento pessoal, profissional e institucional.

Coordenação do Curso: Professora Doutora Cristina Marques Vieira