O Centro de Documentação e Biblioteca CDB tem por missão providenciar o acesso a recursos de informação que vão ao encontro das necessidades da comunidade académica em matéria de ensino, aprendizagem e investigação. Nesse sentido adquire, organiza, gere e divulga recursos documentais.
A estratégia de desenvolvimento da coleção coaduna-se com a missão da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa ESEL incorporando documentação nas áreas específicas da sua atuação, ciência da enfermagem, ciências da saúde e ciências sociais e humanas.
As doações apresentam-se como um contributo importante para o desenvolvimento da coleção devendo, no entanto, cumprir os critérios observados na sua constituição.
Assim, apresenta-se a política de doações, validada pelo despacho nº 126/PRES/2023 de 22 de maio, na qual são descritos os critérios de seleção para a aceitação de doações.
Anexa-se:
Anexo 1 - Política de Doações do Centro de Documentação e Biblioteca CDB da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa ESEL;
Anexo 2 – Procedimento para a formalização do processo de doação;
Anexo 1
Política de Doações do Centro de Documentação e Biblioteca CDB da ESEL
O CDB apenas aceita doações que cumpram os seguintes critérios:
- Disponibilidade de espaço do CDB para armazenamento;
- Acréscimo de valor à coleção;
- Adequação ao currículo académico e às linhas de pesquisa;
- Qualidade do conteúdo;
- Autoridade do autor e/ou editor;
- Atualidade da obra;
- Conveniência do formato e compatibilidade com tecnologias disponíveis na instituição;
- Idioma - são aceites documentos em: português, espanhol, inglês e francês.
- Documentos com interesse histórico;
- Estado de conservação dos documentos;
- Volumes ou números em falta nas coleções de livros ou publicações periódicas.
Ainda que cumpram os critérios acima elencados, não são aceites:
- Obras em mau estado de conservação;
- Obras duplicadas exceto quando a procura o justifique, para substituição de obras danificadas ou quando apresentem valor histórico;
- Obras não originais;
- Publicações periódicas disponíveis online, por subscrição do CDB ou em acesso aberto;
- Doações com restrições (exigência de manutenção dos documentos em conjunto ou em uma coleção particular, restrições quanto ao empréstimo e uso dos documentos, restrições quanto ao descarte do documento) serão aceites somente em casos excecionais.
Anexo 2
Procedimento para a formalização do processo de doação
- A comunicação do interesse de doar deve ser feita através do envio de uma mensagem com o assunto doação, para o email cdoc@esel.pt acompanhada do impresso lista de documentos a doar, devidamente preenchido.
- O CDB analisa e avalia a proposta de doação verificando a conformidade aos critérios da política de doações. Após avaliação o CDB confirma ou não o interesse das obras a doar e no prazo máximo de 10 dias úteis, contados a partir da data de entrega da referida listagem, informa o doador por email.
- A doação oficializa-se com o preenchimento do termo de doação a que será anexa a lista definitiva dos documentos doados.
- O transporte e entrega dos documentos fica a cargo do doador.
- O CDB reserva-se o direito de decidir sobre o tratamento documental, sobre a inclusão do nome do doador de forma visível no registo bibliográfico e sobre a localização dos documentos doados.
A política de doações será revista e atualizada sempre que necessário