Paulo Jorge Marcos Cruchinho
Professor Adjunto
Departamento de Gestão em Enfermagem
pjcruchinho@esel.pt
Formação Académica
Mestrado em Enfermagem na Área de Especialização de Gestão em Enfermagem - Escola Superior de Enfermagem de Lisboa.
Curso de Formação Avançada em Tratamento Estatístico de Dados Quantitativos - Universidade Católica Portuguesa.
Curso de Formação Avançada em Enfermagem - Universidade de Lisboa.
Curso de Formação Avançada em Sistemas de Informação - Universidade de Évora.
Curso de Formação Avançada em Tratamento Estatístico de Dados Quantitativos - Universidade Católica Portuguesa.
Curso de Formação Avançada em Enfermagem - Universidade de Lisboa.
Curso de Formação Avançada em Sistemas de Informação - Universidade de Évora.
Unidades Curriculares da Licenciatura que Leciona
Gestão e Organização de Cuidados de Enfermagem, 2º ano, 1º semestre.
Opção - Empreendedorismo em Enfermagem, 2º ano, 1º semestre.
Ensino Clínico Processo de Cuidados de Enfermagem Numa Área Opcional, 4º ano, 2º semestre.
Unidades Curriculares do Mestrado que Leciona
Qualidade e Inovação em Saúde, 1º ano, 1º semestre - Mestrado e Pós-Graduação de Gestão em Enfermagem
Desenvolvimento de Projeto em Gestão, 1º ano, 2º semestre - Mestrado de Gestão em Enfermagem.
Dissertação de Natureza Científica, 2º ano, 1º semestre - Mestrado de Gestão em Enfermagem.
Produção Científica de Relevo
- Cruchinho, P., Teixeira, G., Lucas, P., & Gaspar, F. (2023).Evaluating the Methodological Approaches of Cross-Cultural Adaptation of the Bedside Handover Attitudes and Behaviours Questionnaire into Portuguese. Journal of Healthcare Leadership, Volume 15, 193–208. doi: 10.2147/JHL.S422122
- Cruchinho, P., Teixeira, G., Lucas, P., & Gaspar, F. (2023). Influencing factors of nurses’ practice during the bedside handover: A qualitative evidence synthesis protocol. Journal of Personalized Medicine, 13(2), 267. doi: 10.3390/jpm13020267
- Cruchinho, P. (2022). Tradução e validação para população portuguesa do Bedside Handover Attitudes and Behaviours Questionnaire [Nursing School of Lisbon].
- Cruchinho, P. (2021). Valor formativo das aprendizagens significativas durante a crise pandémica por COVID-19 para o desenvolvimento do ensino virtual no ensino superior. Revista Educação Em Debate, 42(86), 348–359. doi: 10.24882/eemd.v43i86.78000
- Cruchinho, P. (2020). Promoción de la toma de decisión clínica de los estudiantes de enfermería: ¿Qué estrategias? In A. Díaz-Román & A. Carneiro-Barrera (Eds.), XVI Foro internacional sobre la evaluación de la calidad de la investigación y de la educación superior (FECIES). Santiago de Compostela, 29-31 de Mayo de 2019 (pp. 273–278). Asociación Española de Psicología Conductual (AEPC). https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=740408
- Cruchinho, P. (2019). El uso del Elderspeak en la comunicación con los ancianos: Revisión sistemática sobre el estado de arte. Parainfo Digital, XIII(30), 1–4.
- Cruchinho, P. (2018). Didática de segurança para estudantes de enfermagem em ensino clínico: Processo e resultados esperados da ficha de terapêutica farmacológica. In M. J. Costa, F. Vieira, R. Oliveira, R. Lima, T. Freire, F. Remião, J. F. Oliveira, L. Castro, M. A. Ferreira, P. R. Pinto, R. Cadima, & D. Mesquita (Eds.), CNaPPES 2018 5 o Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 254–259). Autor: https://cnappes.org/cnappes-2018/files/2019/04/LIVRO-ATAS-CNAPPES-2018_FINAL.pdf
- Cruchinho, P. (2018). Desarrollo del juicio clínico y el aprendizaje basado en la CIPE®. Parainfo Digital, XII(28), 1–3.
Curriculum Vitae