A ESEL, no contexto da proteção da saúde pública e da consequente adoção de medidas de segurança decorrentes da pandemia por covid-19, desenvolveu nos últimos meses um importante processo de adaptação de dinâmicas que a tornaram um local mais seguro na luta contra o SARS-CoV-2.
Medidas como a higienização frequente (e em momentos específicos) das mãos, o distanciamento social, a separação de circuitos ou o uso (adequado) de máscara, estão já bem implementadas no seio da comunidade escolar.
Mas...há no nosso quotidiano um sem número de ocasiões em que, sem disso dar conta, desenvolvemos comportamentos de risco...
Quando entro no carro de colegas.... mantenho a máscara?
Se vou a uma máquina de venda automática, tirar um café... higienizo as mãos?
Quando como ou bebo junto a outras pessoas (que não do meu agregado familiar)... afasto-me o suficiente para retirar a máscara?
Se partilho um espaço fechado com colegas... abro janelas e portas?
E no que diz respeito à partilha? Troco objetos desnecessariamente? Ou tenho essencialmente partilhado ideias?
É neste sentido que desenvolveremos a partir de dia 23 de novembro a "Campanha ESEL + segura", nas nossas redes sociais Facebook e Instagram, onde pretendemos trazer para o foco de atenção coletiva da comunidade ESEL pequenos comportamentos do quotidiano que desenvolvemos quer por automatismo, quer por sensação de falsa segurança, quer até por desconhecimento.