ESEL FAZ AUTODIAGNÓSTICO

O contexto pandémico veio confrontar-nos com a necessidade de mudar substancialmente as nossas práticas pedagógicas, transitando, de forma abrupta, de um ensino de base presencial para o uso massivo da tecnologia, conjugando diferentes recursos que até então nos eram estranhos.

Ultrapassada a primeira fase de ambientação aos novos desafios, todos compreendemos que necessitamos de nos apetrechar com recursos técnicos e competências pedagógicas que nos permitam ultrapassar este momento difícil e complexo. Não sendo os recursos ilimitados, necessitamos de estabelecer prioridades que correspondam às necessidades da maioria dos docentes e dos estudantes, no domínio do suporte técnico, das tecnologias disponíveis e da formação necessária.

Com estes pressupostos em mente, a Direção da ESEL, através do GAeL (Gabinete de Apoio ao e-Learning), vai conduzir um levantamento de necessidades, através de questionários, dirigidos a estudantes e docentes. No caso dos estudantes a ênfase será dada na utilização da plataforma Blackboard, procurando perceber as dificuldades e limitações sentidas, bem como as sugestões que queiram fazer para melhorar as práticas. Em relação aos docentes, para além do que respeita à plataforma Bb, iremos também disponibilizar o Digital Competence Framework for Educators (DigCompEdu), que permitirá uma auto-avaliação das competências, dando indicações individuais, em função da pontuação obtida, quanto às áreas a desenvolver em matéria de competências digitais.

Pensamos que esta é uma excelente oportunidade para realizar um diagnóstico do nosso perfil institucional, no que respeita a utilização de recursos tecnológicos no e-learning e ensino à distância. Estamos certos que, do momento que vivemos, para além das dificuldades que temos de ultrapassar, ficarão frutíferas experiências que permitirão o desenvolvimento da nossa instituição.

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