2º Seminário de Investigação do Projeto NIDCare
“Literacia em Saúde e Cuidados Centrados na Família”
A evolução técnica e científica na área da saúde, aumentou as hipóteses de sobrevivência do recém-nascido no limiar da viabilidade e consequentemente a sua vulnerabilidade e suscetibilidade aos riscos relacionados com a prematuridade, pelo que é fundamental prestar cuidados neuroprotetores do crescimento e desenvolvimento e diminuir os efeitos adversos do ambiente da unidade de cuidados intensivos neonatais. Com este objetivo, têm emergido teorias de cuidados para o desenvolvimento, suportadas na Teoria Sinativa do desenvolvimento de Als, das quais se destaca o Modelo de Cuidados para o Desenvolvimento Integrativo Neonatal de Altimier e Phillips que propõe sete medidas padrão neuroprotetoras: ambiente seguro, parceria com as famílias, posicionamento e manipulação, minimização do stress e da dor, proteção da pele, proteção do sono e otimização da nutrição.
Neste sentido, tem sido desenvolvido o projeto de investigação: Cuidados para o Desenvolvimento Integrativo Neonatal (NIDCare), atualmente inserido no Grupo de Investigação Aplicada e Experimental do Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa [CIDNUR, ESEL]. Através deste projeto pretende-se fomentar a investigação na área da neonatologia e disseminar os seus resultados, melhorar a educação contínua em enfermagem e privilegiar a prática baseada em evidência, através da mudança e inovação das práticas, tendo como foco a melhoria contínua de cuidados.
Para dar resposta a estes objetivos, surge o 2º Seminário de Investigação do Projeto NIDCare, dedicado à Literacia em Saúde [LS] e aos Cuidados Centrados na Família [CCF], conceitos indissociáveis. Para uma plena concretização dos CCF é determinante investir na capacidade do indivíduo aceder, compreender, avaliar e usar a informação em saúde para tomar decisões de acordo com as suas escolhas e implementar ações acertadas em saúde. O internamento na unidade de Neonatologia exige LS e requer novas estratégias e ações concretas que contribuam para promover esta literacia dos pais e para garantir a sua prontidão para a alta.
Assim, pretende-se que este seminário seja um espaço de reflexão e partilha de saberes, de investigação e de práticas baseadas na evidência desenvolvidas no âmbito da LS e dos CCF. O evento decorrerá online e gratuitamente, de forma a possibilitar a participação de todos os que se interessam por esta temática.
INSCRIÇÕES ESGOTADAS
O link para acesso ao zoom será disponibilizado via email no dia que antecede o evento.
Contacto do seminário: nidcare@esel.pt