Dia Mundial da Segurança do Doente
“Cuidados maternos e neonatais mais seguros: Utilização de sistemas de deteção precoce da deterioração clínica na prática dos enfermeiros”.
Os sistemas de deteção precoce da deterioração clínica têm sido recentemente implementados nalgumas das instituições hospitalares que acolhem os nossos estudantes em ensino clínico. Esses sistemas constituem sistemas de apoio à decisão dos enfermeiros que permitem detetar precocemente a deterioração clínica dos clientes internados a partir de um conjunto de parâmetros fisiológicos do cliente internado. A sua implementação nas organizações de saúde constitui uma oportunidade para o desenvolvimento de projetos interinstitucionais com a ESEL, tanto na área da formação, como na área da investigação.
No contexto do tema definido pela OMS para assinalar o "Dia Mundial da Segurança do Doente", vimos convidá-lo a participar no seminário de “Cuidados maternos e neonatais mais seguros: Utilização de sistemas de deteção precoce da deterioração clínica na prática dos enfermeiros” que decorrerá no próximo dia 17 de setembro de 2021, através da plataforma ZOOM em CLIQUE AQUI e de acordo com o seguinte programa:
Mesa 1: "Impacto dos sistemas de deteção precoce da deterioração clínica nos cuidados de saúde materna e neonatal" (9h30):
• "Sistemas de deteção precoce da deterioração clínica: O que são?" (Enf.ª Paula Chen e Enf.ª Daniela Pascoal, ESEL);
• "Utilização da NEWS em saúde materna" (Enf.ª Rosário Barroso, Hospital de Cascais, Serviço de Obstetrícia);
• "A PEWS na prática de enfermagem em neonatalogia" (Enf.ª Sofia Marques, Hospital de Vila Franca de Xira, Serviço de Neonatalogia).
Mesa 2: "Dos processos de implementação à gestão da mudança na adoção de sistemas de deteção precoce da deterioração clínica" (10h30):
• "Barreiras e facilitadores da implementação dos sistemas de deteção precoce da deterioração clínica do doente internado" (Enf.ª Luana Sousa e Enf.º Bruno Costa, ESEL);
• "Desenvolvimento de soluções tecnológicas na área dos sistemas de deteção precoce da deterioração clínica: Caso do hospital de Cascais" (Enf.ª Dulce Cachata, Direção de Enfermagem, Hospital de Cascais);
• "Reconhecimento precoce da deterioração clínica no cliente internado. Potencialidades da simulação clínica" (Prof.ª Sónia Colaço, ESEL e Enf.ª Ana Lúcia Brantes, ESEL).
Comunicação de encerramento: • "Papel dos projetos interdepartamentais e interinstitucionais na criação de organizações aprendentes" (11h30)(ESEL, Prof. Paulo Cruchinho)
A participação é gratuita e não carece de pré-inscrição.
Contamos consigo!
A Comissão Organizadora, Prof.ª Alexandra Tereso (Departamento de Saúde Materna), Prof.ª Odete Lemos e Sousa (Departamento de Saúde Infantil e do Jovem), Prof.ª Sónia Colaço (Departamento de Saúde Infantil e do Jovem), Prof.ª Carla Nascimento (Departamento de Médico-Cirúrgica/Adulto e Idoso) e Prof. Paulo Cruchinho (Departamento de Administração em Enfermagem)