A toda a comunidade académica.
Chegou ao fim mais um ano de pandemia. Um ano marcado por avanços e recuos na gestão deste fenómeno que tem tanto de imprevisível como de exigente nas medidas para garantir, tanto quanto possível, a segurança de todos. E a ESEL foi capaz de se adaptar nas suas regras de funcionamento e de conduta e provou ser um lugar seguro nas diferentes fases de evolução da doença no nosso país.
No final do ano, persistem ainda dificuldades, particularmente com os ensinos clínicos que têm exigido um enorme esforço de todos aqueles com responsabilidades na sua operacionalização lidam com a dificuldade das instituições em receberem estudantes que, por seu lado, têm demonstrado uma enorme resiliência face a um percurso académico instável e cheio de intercorrências. Apesar de tudo, estamos melhor preparados e temos mais recursos físicos e pedagógicos para manter a atividade letiva e promover a maior segurança possível na nossa comunidade, mantendo a tão necessária atividade presencial.
Há um ano afirmámos que a Escola precisa da presença de todos, estudantes, professores, funcionários de todos os setores, num ambiente que se quer seguro, mas também fervilhante de vida académica: estudo, produção científica, projetos com a comunidade, atividades promotoras da proximidade, cooperação e partilha de saberes e experiências, inovação e criatividade. Uma Escola dinâmica, inclusiva e aberta, uma Escola VIVA!
Neste ano letivo a Escola encheu-se, de novo, de estudantes e muito embora as últimas semanas tenham trazido novas preocupações, estamos certos que conseguiremos ultrapassar, mais uma vez, esta fase, e prosseguir os nossos projetos formativos.
Mas 2021 foi também um ano importante para a ESEL por vários outros motivos: o Curso de Enfermagem (grau de licenciado) está em processo de reavaliação pela A3ES e o processo de autoavaliação, terminado em dezembro, forneceu dados muito importantes com vista à sua melhoria e aperfeiçoamento, no curto e médio prazos; A ESEL submeteu e viu aprovados 10 cursos de mestrado que irão entrar em funcionamento no próximo ano letivo abrindo novas oportunidades para a aprendizagem ao longo da vida, complementadas também pelo arranque de novos projetos formativos de pós-graduação que, alguns deles, irão iniciar já em 2022 (Supervisão Clínica, Enfermagem do Trabalho) e outras estão já em preparação.
O ano que agora terminou viu também nascer o Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR) que veio dar uma dinâmica renovada à investigação na ESEL e já com alguns resultados dignos de registo face ao pouco tempo decorrido: 95 investigadores inscritos, 37 dos quais docentes da Escola; 28 projetos em curso, dos quais 5 com financiamento externo e 31 artigos publicados maioritariamente em revistas indexadas à Scopus ou Web of Science.
Também a Revista “Pensar Enfermagem”, com uma nova Direção e um novo Conselho Editorial, está em reformulação, atualizando-se para um patamar de reconhecimento científico, ao nível das exigências atuais, ou seja, uma publicação com fator de impacto de nível de excelência, inscrita nas bases de dados que mais e melhor publicitam o conhecimento científico.
Reafirmamos que a investigação, assente numa estreita ligação à formação dos 3 ciclos de estudos (com crescente envolvimento dos estudantes) e numa lógica colaborativa com outras disciplinas e instituições é fundamental para a criação de um ambiente académico dinâmico e criativo e a ESEL continuará, em 2022 esta aposta na investigação e no seu CIDNUR, condição essencial para o desenvolvimento e afirmação da nossa Escola.
A ESEL viu nascer duas novas estruturas: o Gabinete de Empreendedorismo e Inovação e o Gabinete Alumni, que se espera, este ano possam já por em prática as iniciativas a que se propuseram.
O reforço da componente de recursos humanos, docentes e não docentes prosseguiu. A ESEL tem 6 novos professores coordenadores e ingressaram já 5 novos professores adjuntos. O próximo ano assistirá à chegada de mais 8 professores adjuntos e 1 investigador auxiliar na sequência dos procedimentos concursais já em curso. Estamos assim, não apenas a promover a progressão na carreira docente, mas também a tão necessária renovação, antecipando a saída, já iniciada, de muitos professores, por aposentação. E, não menos importante, continuamos a contar com a colaboração de muitos docentes contratados a tempo parcial cuja competência e compromisso com a ESEL quer no desenvolvimento de UC teóricas quer no acompanhamento de estudantes em ensino clínico têm acrescido competência clínica e conhecimento aos nossos projetos formativos.
Mas também noutras áreas críticas para o funcionamento da ESEL, tem sido feito um esforço importante para dotar a Escola dos recursos necessários à sua atividade. No ano 2021 ingressaram na ESEL, 3 novos técnicos superiores e 2 técnicos de Informática, estando a decorrer concursos para o preenchimento de todos os lugares disponíveis nas categorias de técnico superior, técnico de informática, assistente técnico, assistente operacional. Estamos certos que 2022 será um ano importante, de reforço das nossas equipas e, em consequência, da melhoria do nosso desempenho e dos nossos processos internos, nomeadamente nalgumas áreas particularmente sensíveis e carenciadas que têm sido sujeitas a um esforço muito significativo para darem resposta às necessidades de funcionamento da Escola.
Também a nossa estrutura física foi alvo de intervenções de melhoramento em diferentes espaços dos edifícios do polo Calouste Gulbenkian permitindo melhorar as condições das salas de aula, espaços de estudo trabalho e espaços comuns e de suporte à atividade como é o da remodelação de um espaço estúdio, no polo Artur Ravara, para possibilitar a gravação de conteúdos pedagógicos. E estamos já a preparar-nos para, com verbas do PRR, darmos continuidade ao esforço de melhoria das instalações e condições de trabalho de estudantes, docentes e restantes colaboradores.
O ano 2021 demonstrou, uma vez mais, a capacidade de todos para resistirem a uma situação adversa ao mesmo tempo que demonstraram ter a motivação e a capacidade para prosseguir a nossa missão, inovar e avançar em novos projetos que, estamos certos, irão continuar, consolidar-se e estimular o aparecimento de outros para que, em 2022 se renove e reforce a vontade de construir uma ESEL dinâmica, consistente e sustentável. Uma ESEL melhor, em cada dia!
Muito obrigado a todos e bem-vindos a 2022!
João Santos
Presidente da ESEL