4º Seminário do projeto NIDCare: Prática Baseada na Evidência na Seleção das Técnicas de Alimentação Oral do Recém-nascido

O internamento na unidade de neonatologia é um evento no qual o recém-nascido vivencia experiências traumáticas, que vão desde os procedimentos invasivos à não satisfação das necessidades individuais, como a alimentação, de forma adequada à sua idade e desenvolvimento. Importa promover um ambiente na neonatologia que minimize o impacto destas experiências. Os enfermeiros têm, nesse processo, um papel fundamental. O facto de serem os profissionais com maior proximidade com o recém-nascido e sua família coloca-os numa posição privilegiada para a promoção da alimentação oral.
A alimentação enquanto intervenção de enfermagem exige que os enfermeiros estejam dotados de competências e conhecimentos científicos para uma tomada de decisão responsável e fundamentada, nomeadamente na escolha da técnica de alimentação oral mais efetiva para uma nutrição adequada e necessária ao crescimento e desenvolvimento do recém-nascido.
É neste âmbito que, no dia 23 de novembro de 2023, decorreu o 4º Seminário do projeto NIDCare dedicado à Prática Baseada na Evidência na Seleção das Técnicas de Alimentação Oral. 
O evento teve como objetivo proporcionar uma reflexão sobre a alimentação enquanto intervenção de enfermagem, além da apresentação do manual "Competências Oro-motoras do Recém-nascido – manual de apoio à alimentação oral", de autoria de Alice Curado e Ana Lúcia Brantes.
Parabéns à Professora Maria Alice Curado e à equipa de investigadoras do Projeto NIDCare pelo sucesso do evento!
 

poster