A Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL) foi uma das 31 instituições de ensino superior (IES) que, no dia 25 de março, assinou um contrato-programa de apoio à contratação para a carreira de investigação científica. A cerimónia, que decorreu na Sala do Senado da Universidade de Coimbra, contou com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.
A assinatura deste contrato-programa representa um marco importante para a ESEL, que reforça assim o seu compromisso com a investigação científica. A verba adicional de 20 milhões de euros, atribuída no âmbito do Orçamento de Estado para 2024, permitirá que as IES possam desenvolver e fortalecer as suas áreas de investigação.
A Presidente da ESEL, Professora Doutora Patrícia Silva Pereira destacou o papel fundamental da investigação na formação de futuros profissionais de investigação em enfermagem. "A ESEL vai receber este apoio financeiro para o reforço da equipa da nossa unidade de investigação CIDNUR. Rumo ao futuro da ESEL, da investigação em Enfermagem e dos cuidados de saúde."
A assinatura dos contratos-programa de apoio à contratação para a carreira de investigação científica é um passo fundamental para o desenvolvimento do ensino superior e da investigação científica em Portugal. A ESEL está orgulhosa de fazer parte deste processo e compromete-se a continuar a trabalhar para a excelência na investigação em enfermagem.
Sala do Senado da Universidade de Coimbra