Hugo Gonçalves Martins
Professor Adjunto
Departamento de Enfermagem da Criança e do Jovem
hugomartins@esel.pt
Formação Académica
Licenciatura em Enfermagem - Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica – Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa de Lisboa
Mestrado em Enfermagem na área de especialização em Enfermagem de Reabilitação – Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica – Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa de Lisboa
Mestrado em Enfermagem na área de especialização em Enfermagem de Reabilitação – Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Unidades Curriculares da Licenciatura que Leciona
Ajuda na Manutenção de Vida, 2º ano, 1º semestre
Apreciação em Enfermagem, 2º ano, 1º semestre
Educação para a Saúde, 2º ano, 1º semestre
Intervenção de Enfermagem ao Cliente com Doença Aguda e/ou Crónica, 2º ano, 2º semestre
Ensino Clínico Apreciação à Tomada de Decisão em Enfermagem, 3º ano, 1º semestre
Ensino Clínico Apreciação à Intervenção em Enfermagem, 3º ano, 2º semestre
Ensino Clínico Processo de Cuidados de Enfermagem Numa Área Opcional, 4º ano, 2º semestre
Unidades Curriculares do Mestrado que Leciona
Criança e Jovem em Situação de Especial Complexidade, 1º ano, 2º semestre – Mestrado em Enfermagem [Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica]
Produção Científica de Relevo
- JGV; MM; TM; Hugo Martins; RS; PS; LF; HRS (2021). Pediatric Palliative Care: A Survey of Knowledge and Attitudes of Health care Professionals. Portuguese Journal of Pediatrics. Volume 52: pp.90-97.
- Hugo Martins; MJP; BG; JR; MIM (Coordenação editorial) (2021). PerLim-Pim-Pim! Contos para sonhar sem fim... Lisboa, Portugal: Departamento de Enfermagem da Criança e do Jovem (ESEL).
- PD; MO; PB; Hugo Martins (2019). Emotional Competence in a Gender Perspective: The Experiences of Male Nursing Students in the Sexual and Reproductive Health Clinical Teaching. Global Research in Higher Education. Volume 2: pp. 71-81. ISSN 2576-1951
- PD; MO; PB; Hugo Martins (2019). As experiências dos estudantes rapazes em ensino clínico de enfermagem na área da saúde sexual e reprodutiva: competência emocional e género. Atas CIAIQ2019 - Investigação Qualitativa em Ciências Sociais. Volume 3: pp. 569-580. ISBN 978-989-54476-4-0
- PD; Hugo Martins; NF (2019). Aplicabilidade do Modelo de Trabalho Emocional em Enfermagem Pediátrica numa Unidade de Neonatologia. In Interfaces da pesquisa no cuidado de enfermagem em terapia intensiva neonatal e pediátrica, pp. 53-85. Brasil: Atena Editora. ISBN 978-85-444-2702-6
- PD; JR; OLS; Hugo Martins; NF (2017). Desenvolvimento de competências emocionais do estudante de enfermagem em ensino clínico: a função de suporte do enfermeiro supervisor. In Investigar os Fenómenos Emocionais da Prática e da Formação em Enfermagem, pp. 149-194. Loures, Portugal: Lusodidacta – Sociedade Portuguesa de Material Didático. ISBN 978-989-8075-75-8
- PD; JR; OLS; Hugo Martins; NF (2016). Supervisão de estudantes em ensino clínico: correlação entre desenvolvimento de competências emocionais e função de suporte. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental. Volume. 4: pp. 115-122. ISSN 1647-2160