Encontro de Nacionalidades

A ESEL realizou, no dia 11 de outubro, o Encontro de Nacionalidades, um evento que celebrou a diversidade cultural. Foi um momento de convívio e partilha entre toda a comunidade académica – incluindo estudantes, docentes, técnicos/as e assistentes – com bandeiras expostas, trajes tradicionais de Angola, Cabo Verde, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe, além de indicadores demográficos e de saúde, e uma variedade de outras singularidades das nacionalidades presentes na Escola.

O Encontro de Nacionalidades resulta das atividades de formação dirigidas a estudantes do primeiro ano, do ano letivo 2023/2024, provenientes de países da CPLP, com o objetivo de melhorar as suas competências linguísticas e promover a integração na vida académica.

O evento teve início com a entrega dos diplomas de conclusão do curso de Língua Portuguesa, ministrado pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em parceria com a Associação para o Desenvolvimento e o Instituto de Cultura e Língua Portuguesa daquela faculdade. Também foram entregues os diplomas do Curso Básico de Informática, que alguns estudantes realizaram em simultâneo. No caso do curso de português, 23 estudantes participaram e superaram o desafio com êxito. 

Foram ainda dispostas mensagens de estudantes do 1.º ano, do ano letivo 2024/2025, que responderam ao repto de deixar testemunhos sobre os seus contextos de proveniência e o património dessas regiões.

A atividade foi encerrada com o Encontro de Sabores, um momento de partilha que se estendeu não apenas ao grupo que participou na formação, mas a toda a comunidade académica, numa vontade de reforçar na ESEL processos de convivência e socialização plurais.

Esta iniciativa foi mais uma ação realizada no âmbito do Programa STEP, cofinanciado pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).

Encontro de Nacionalidades