Saúde Infantil e Pediátrica

O sucesso do 2.º Congresso Internacional de Enfermagem da Criança e do Adolescente (CIECA) “Num mundo em mudança: Desafios para a enfermagem de saúde infantil e pediátrica”, organizado pelo Departamento de Enfermagem da Criança e do Jovem/CIDNUR, observa-se não apenas pelo elevado número de participantes inscritos (cerca de 400), mas também pela significativa adesão às sessões: 200 a 300 participantes a assistir em permanência, chegando a ultrapassar os 300 em alguns momentos, na sala principal e nas salas de comunicações livres e posters.

O evento, nos dias 3 e 4 de abril de 2025, centrou-se nos desafios emergentes para a Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica na promoção da saúde e do bem-estar, associados a diversas mudanças na sociedade contemporânea. Desafios que incluem os impactos dos fluxos migratórios e da multiculturalidade, as complexidades relacionadas com as questões de género e identidade de género, o aumento da esperança de vida em crianças com doenças crónicas e com necessidades especiais de saúde, a rápida evolução tecnológica e o uso excessivo dos ecrãs, bem como a preocupante privação do brincar e da brincadeira das crianças no exterior.

Eventos como este, além de promoverem o avanço do conhecimento produzido no âmbito da Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, fortalecem os laços entre investigadores, docentes, enfermeiros e estudantes, gerando um impacto positivo na nossa área de intervenção e investigação. 

O resultado do 2.º CIECA é, sem dúvida, o reflexo do empenho e do profissionalismo de todas as pessoas que contribuíram para a sua concretização!

Até 2027/2028, com o 3.º CIECA! Obrigada!

imagem