A ESEUL marcou presença no V Encontro da Rede de Voluntariado no Ensino Superior (R-VES) realizado na Universidade da Madeira, no Funchal, de 4 a 6 de dezembro, subordinado ao tema “Voluntariado e responsabilidade social das organizações: contributos para e da sociedade”.
O Encontro teve como objetivo a partilha e o debate sobre as iniciativas de voluntariado das instituições do ensino superior (IES) e as boas práticas neste âmbito. Na semana em que se assinalou o Dia Internacional do voluntário foram também valorizadas e reconhecidas as pessoas voluntárias (estudantes, docentes e não docentes) pelo envolvimento e contributos para o desenvolvimento comunitário nas diversas IES.
Em representação da ESEUL, e da equipa do Gabinete de Voluntariado e Cidadania, esteve a participar a Professora Lina Antunes, que apresentou dois trabalhos em formato de comunicação oral - um trabalho em coautoria dos membros da Comissão Coordenadora da R-VES: Resultados preliminares do levantamento de práticas de voluntariado da Rede de Voluntariado no Ensino Superior e outro de coautoria da Equipa GaVC: Do compromisso à transformação social – experiências de voluntariado no Ensino Superior na área de Enfermagem – Professores Lina Antunes, Cláudia Bacatum, Maria Isabel Malheiro, Viriato Moreira e Maria de Fátima Frade.
Apresentou, também, a experiência inspiradora (pitch-vídeo), do projeto “Leva o que precisares, deixa o que puderes”, sobre dignidade menstrual e saúde sexual uma iniciativa GaVC/ESEUL em articulação com o Departamento de Apoio ao Estudante e Política Educativa, da Associação de Estudantes da Escola - Maria João Poiares, Ana Loura, Beatriz Almeida, Emanuela Nsango e Lina Antunes.
Coube ainda à representação da ESEUL/GaVC a moderação da 1.ª Conferência deste evento intitulada: O valor humano e emocional da missão do e para o voluntário: a responsabilidade social das organizações, cujo conferencista foi o Senhor Comandante Pedro Amaral Frazão, Vice-Presidente da Associação GRACE – Associação em representação do Grupo Sousa.
Por intermédio do voluntariado, e do trabalho de todas as pessoas voluntárias, a ESEUL vai transformando gestos simples em atividades com significado social e valorização da sua missão de responsabilidade social.
Vamos continuar, juntos, por uma ESEUL ainda mais envolvida para o voluntariado.