A Escola Superior de Enfermagem de Lisboa participou na assinatura dos protocolos entre o Governo e as ordens profissionais dos psicólogos e nutricionistas, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, no passado dia 4 de setembro.
A partir de 30 de setembro, as/os estudantes do Ensino Superior vão poder aceder a consultas de nutrição e psicologia e escolher um dos profissionais das listas disponibilizadas pelas Ordens. A ESEL terá 362 cheques-psicólogo e 181 cheques-nutricionista para oferecer aos seus estudantes.
No caso da psicologia, as 12 sessões destinam-se aos estudantes com: problemas de saúde mental frequentes, como ansiedade e depressão; problemas no plano individual, social e académico com impacto na saúde mental; questões relacionadas com o desenvolvimento vocacional e gestão pessoal de carreira; e problemas de saúde física com impacto na saúde mental.
Já as situações a contemplar para a atribuição do cheque-nutricionista são: perda de peso involuntária; baixo peso; pré-obesidade e obesidade; diabetes mellitus tipo 1 e 2; dislipidemia; hipertensão arterial; patologia gastrointestinal; doença renal crónica (excluindo utentes em hemodiálise ou diálise peritoneal); doença oncológica (excluindo utentes em tratamento adjuvante); intolerância ou alergia alimentar; doença neurológica; anemia por défice nutricional; perturbações do comportamento alimentar; e gravidez e puerpério.
O programa abrange tanto instituições públicas como privadas. A solicitação de consulta deverá ser efetuada no site Gov.pt a partir do dia 30 de setembro.