Serviços

Atualmente, a ESEL oferece um extenso catálogo de serviços tecnológicos. Importa sublinhar, numa primeira abordagem, os mais relevantes:


Política de Utilização Aceitável da Rede  | AUP (Acceptable Use Policy) 
Políticas de segurança instituídas na ESEL, que permitem definir responsabilidades, utilizações permitidas e procedimentos de atuação por parte dos vários tipos de utilizadores.
 

Alteração/Recuperação de Palavra-passe (https://id.esel.pt)

Este serviço permite, a partir de um único local, fazer a gestão da sua conta institucional. Pode fazer a alteração da sua palavra-passe, válida para aceder a todos os serviços (palavra-passe única).

Manual de Recuperação de Palavra-passe 

Manual de Alteração de Palavra-passe 

 

Portal Institucional (https://www.esel.pt)
O portal da ESEL (https://www.esel.pt), sendo este da maior relevância para a visibilidade da instituição desde o exterior contendo, de forma acessível, informação sobre a atividade académicas e formação disponível, bem como eventos nacionais e internacionais a realizar pela ESEL. Este portal permite também o fácil acesso a todos os serviços on-line prestados pela instituição (Secretaria Virtual, Campus ESEL e e-Learning).

Manual de Acesso à Área Reservada no Portal da ESEL 



Portal Académico (https://academicos.esel.pt)
O Sistema Integrado de Gestão do Ensino Superior (SIGES), que integra Serviço Académicos, Serviços Financeiros e de Recursos Humanos. Esta plataforma está disponível para o estudante através do endereço https://academicos.esel.pt ou através do portal ESEL em “Secretaria Virtual”, onde é possível realizar matrículas, inscrições, consulta de avaliações, pagamento de emolumentos e propinas, etc.

Manual de Autenticação no Portal Académico



Portal de eLearning (https://moodle.esel.pt)
A solução de e-Learning implementada na ESEL, permite responder às exigências e desafios colocados aos sistemas de ensino, introduzindo melhorias significativas nas metodologias de ensino e aprendizagem, particularmente a aprendizagem à distância e orientada para projetos. O e-Learning é abordado numa lógica de complementaridade com as aulas presenciais, permitindo dar suporte adicional aos momentos de trabalho autónomo dos estudantes e facilitar a interação entre estes e a equipa docente. Esta plataforma está acessível através do endereço https://moodle.esel.pt ou através do acesso rápido no portal ESEL em “Moodle”.

Manual de Autenticação no Moodle 

Manual de Autenticação Mobile 

 

Correio Eletrónico

Docentes e Funcionários (https://outlook.office.com)

O acesso ao correio eletrónico institucional de docentes e funcionários é efetuado no portal https://outlook.office.com, devendo fornecer as suas credenciais ESEL (formato utilizador@esel.pt). No e-mail institucional, irá receber todas as comunicações oficiais. Deve ser consultado com frequência.

Manual de Autenticação no Portal do Outlook (Email Institucional)

 

Estudantes (https://mail.google.com)

O acesso ao correio eletrónico institucional dos estudantes é efetuado no portal https://mail.google.com, devendo fornecer o endereço com o seguinte formato (utilizador@campus.esel.pt). Esta conta de e-mail será o seu e-mail institucional, através do qual receberá comunicações da Faculdade.

A Google disponibiliza aos utilizadores da ESEL a “Google Suite For Education” que é um pacote de aplicações associadas às contas Campus (formato de endereço utilizador@campus.esel.pt). Incluí caixa de correio (Gmail), Google Drive e Google Docs.

Manual de Autenticação no E-mail Institucional Campus (Mail Google) 

Serviço de Digitalização, Cópia e Impressão

Pela utilização self-service dos equipamentos colocados nos espaços públicos. É possível digitalizar documentos, fazer fotocópias e realizar impressões a partir de um computador.
Serviço sujeito ao preçário em vigor.

O serviço de impressão permite aos utilizadores enviar documentos para uma fila de impressão centralizada e imprimir em qualquer impressora de rede da ESEL. O utilizador necessita de autenticar-se no equipamento desejado e escolher o documento a imprimir.

  • Fila de impressão centralizada: Impressoras_ESEL

É garantida a privacidade dos documentos a imprimir. O utilizador apenas tem acesso aos seus documentos, e após a sua impressão, estes são eliminados da fila de impressão.

 

Acesso VPN

Estabelecimento de ligação a partir do exterior da ESEL, por rede privada virtual, de modo ser possível aceder a partir de qualquer lugar, a recursos internos como por exemplo as Bases de Dados do conhecimento.  

Na rede privada da ESEL (por exemplo na rede wireless ou nos computadores das salas de aula, laboratórios e biblioteca) não é necessário ligar a VPN.

 

Rede wireless Eduroam

Está disponível para utilizadores da ESEL o acesso à internet sem fios Eduroam. Basta seguir os manuais disponibilizados e utilizar as credenciais ESEL.

 

Serviço Educast (https://educast.fccn.pt)
 
O educast é um serviço de gestão de vídeo para registo e distribuição de conteúdos simples, que adquirimos e utilizamos em parceria com a FCCN,  podendo ser usado para a disponibilização de aulas ou de outros conteúdos de formação. Para além das vantagens que trará para os actuais estudantes da ESEL, estamos certos que a utilização concomitante deste recurso com o portal Blackboard permitirá ofertas formativas inovadoras, que abrirão a Escola a novos públicos.



Microsoft Office 365 (https://portal.office.com)

É disponibilizada a toda a Comunidade Académica da ESEL a instalação gratuita da suite de aplicações do Office 365 (Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Access, Publisher, Outlook, Skype e OneDrive). Cada utilizador pode instalar as aplicações do Office em diferentes dispositivos – até um limite máximo de 5 dispositivos.

Para realizar o download da suite de aplicações no portal do Office 365 (https://portal.office.com), deve utilizar as suas credenciais ESEL (formato: <Nome de Utilizador>@esel.pt), ou para usufruir da versão web de um conjunto de aplicações de colaboração e de produtividade da Microsoft.

Manual de Instalação da suite de aplicações do Office 365 

 

Microsoft Teams (https://teams.microsoft.com)

Microsoft Teams é uma plataforma de colaboração que permite aos docentes da ESEL trabalharem com as suas turmas, de forma remota, seguindo o planeamento das suas aulas presenciais.

Autenticação:

  • <Nome de utilizador>@esel.pt
  • Password (introduzir a password da conta Campus)

Manual de Autenticação - Microsoft Teams 

 

Colibri Zoom (https://videoconf-colibri.zoom.us/)

Serviço destinado à comunidade da ESEL, para a realização de reuniões, trabalhos de grupo, aulas e tutorias.

Autenticação:

  • Escolher a opção “Efetuar Login com SSO”
  • No campo "Domínio da Empresa" introduzir: videoconf-colibri
  • Indicar a instituição a que pertence: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
  • Introduzir Nome de Utilizador e Password (inserir a password da conta Campus)

Manual de Autenticação Federada - Colibri Zoom 

Observações:

  • Aconselhamos, antes do início de cada sessão, verificar se a conta ainda está licenciada/PRO;
  • Um longo período de inatividade no Zoom pode resultar na substituição da conta licenciada/PRO por Básica. Necessitando de terminar sessão e voltar a autenticar-se para que lhe seja atribuída nova licença Licenciada/PRO.

 

Portal do Colaborador myGIAF (https://mygiaf.esel.pt)
O portal do colaborador foi implementado numa lógica Self-Service, orientado aos colaboradores (funcionários e docentes) da ESEL. Utilizado por exemplo para agendamento de férias, justificação de faltas e gestão de informação pessoal e profissional.

Manual de Autenticação no Portal do Colaborador myGIAF

 

Partilha
É disponibilizado espaço no sistema de ficheiros da ESEL para armazenar os ficheiros dos utilizadores (alunos, docentes e funcionários) ou de grupos de utilizadores (área partilhada). Este serviço permite que os ficheiros armazenados no servidor possam ser acedidos pelos utilizadores autorizados, como se de ficheiros locais se tratassem.

Manual de Acesso à Partilha