Orientações para a mobilidade

 

Os estudantes da ESEL poderão usufruir, durante o seu percurso formativo, de uma oportunidade de mobilidade numa Instituição de Ensino Superior, com a qual a ESEL tenha um acordo bilateral, melhorando, assim, as suas perspetivas de emprego, muitas vezes a nível internacional.

 

Critérios de elegibilidade para a mobilidade de estudantes: 

  • O estudante deve ser nacional, de um país membro da União Europeia ou de outra nacionalidade, inscrito formalmente na ESEL e a frequentar o Curso de Licenciatura em Enfermagem;
  • Nunca ter beneficiado de um programa de mobilidade promovido pelo GRIM / ESEL;
  • Os estudantes da ESEL só podem candidatar-se aos programas de mobilidade para o ano letivo em que estejam a frequentar o 3º ano 2º semestre e 4º ano 1º e 2º semestre, do Curso de Licenciatura em Enfermagem.

 

Critérios de seleção ao programa de mobilidade:

  • Não ter unidades curriculares (UC’S em atraso;
  • Média de Curso à data da candidatura;
  • Domínio da língua (inglesa / espanhola) se candidatura ao Programa Erasmus+;
  • À data da mobilidade ter “(…) no mínimo, 57 ECTS realizados na área científica de Enfermagem.” (Ponto 2 do artº 15 do Regulamento de frequência, avaliação, precedência, prescrição e transição de ano).
  • Em caso de empate dar-se-á preferência a alunos bolseiros do NAS.

 

Atribuição de Bolsas

A Comissão Europeia definiu três grupos de países (1 - custo de vida elevado, 2 - custo de vida médio e 3 - custo de vida reduzido), para os quais estipulou a atribuição de valores idênticos e fixos de bolsa, definidos pelas Agências Nacionais em cada país, e as mesmas serão atribuídas de acordo com o valor do país de destino e para um número definido de dias de mobilidade, que pode corresponder à totalidade do período de mobilidade ou combinado com um número adicional de dias a “bolsa zero” (sem financiamento).

A Bolsa de Mobilidade Erasmus visa cobrir as despesas suplementares resultantes da diferença do custo de vida entre o país de origem e o país de destino e ser selecionado para uma mobilidade Erasmus+ não implica necessariamente usufruir de uma bolsa de mobilidade remunerada.


Os Estudantes Bolseiros da Ação Social (durante o ano letivo da mobilidade) têm prioridade na atribuição da Bolsa Erasmus+ e ainda direito a receber uma Bolsa TOP UP

 

Tabela das bolsas de mobilidade

 

Complemento Viagem Ecológica

No sentindo de promover o envolvimento ativo na adoção de práticas amigas do ambiente, no âmbito das suas atividades de mobilidade, o Programa Erasmus+ oferece incentivos pela realização de viagens mais sustentáveis.

Os estudantes que optem por realizar “viagens ecológicas” recebem uma contribuição única de 50 EUR como complemento e, adicionalmente, poderão receber, caso se justifique, até quatro dias de apoio individual adicional para cobrir os dias de viagem de regresso.

De acordo com o Guia do Programa Erasmus+, entende-se por viagens ecológicas: Viagens em que a maior parte do trajeto é feita em meios de transporte de baixas emissões, como o autocarro, o comboio ou o automóvel partilhado.

Para que possam obter o complemento de viagens ecológicas, será necessário apresentar comprovativos para relativos às viagens de ida (de Portugal ao país de destino) e de regresso da mobilidade:

  • bilhetes e recibos de compra de viagens de comboios e/ou autocarros; 
  • comprovativos de portagem.

O complemento é pago no final da mobilidade, com a 2.ª tranche da bolsa Erasmus, mediante a validação dos comprovativos entregues pelo participante.

NOTA: É da responsabilidade do estudante procurar e garantir que tem alojamento no local de acolhimento e organizar a viagem (compete à instituição de acolhimento disponibilizar e informar os procedimentos inerentes à chegada, registo na universidade e estadia, incluindo eventuais opções de alojamento). Muitas universidades oferecem opções de alojamento em Residências Universitárias ou serviços de apoio à procura de casa.
 

 

Preparação Linguística/ Certificação de conhecimentos linguísticos 

O próprio Programa Erasmus+, através do Online Linguistic Support (OLS) disponibiliza cursos de língua online, para quem quiser melhorar as suas competências, durante a estadia.