Apresentação

APRESENTAÇÃO DO CURSO

A Pós-Graduação de Cuidado Emocional em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, acreditada pela Ordem dos Enfermeiros para efeitos de qualificação profissional, com atribuição de 3,5 Créditos de Desenvolvimento Profissional, visa dar resposta às necessidades de formação sobre a dimensão emocional da prática de enfermagem e a competência emocional dos enfermeiros que cuidam de crianças e jovens, e suas famílias. As especificidades do desempenho do trabalho emocional em enfermagem de saúde infantil e pediátrica acrescentam complexidade ao cuidado de enfermagem, o que reitera a importância desta oferta formativa.

Na atualidade, a sociedade apela à literacia e educação emocional em face ao crescente reconhecimento da implicação das emoções no equilíbrio mente-corpo-espírito, no bem-estar e na saúde das pessoas. Em conformidade, os enfermeiros de saúde infantil e pediátrica, procuram incrementar conhecimentos, habilidades e estratégias na esfera de ação emocional recorrendo a formações de diferentes modalidades. A ESEL, alinhada com o interesse crescente de enfermeiros, docentes e investigadores sobre a área das emoções em saúde, proporciona este curso inovador que confere Diploma de Pós-Graduação, com 30 ECTS e em modalidade b-Learning (maioritariamente online).

 

A Pós-Graduação de Cuidado Emocional em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (PG_CEESIP), pretende formar enfermeiros capazes de:

Finalidade:

Consolidar competências que assegurem a prestação de cuidados emocionalmente sensíveis à criança, ao jovem e suas famílias, em diferentes estádios de desenvolvimento e situações de saúde-doença, e em diversos contextos de cuidados. 
Objetivos:

  • Incrementar conhecimentos científicos sobre emoções, saúde e desenvolvimento humano, numa abordagem holística e integral.
  • Aprofundar os referenciais teóricos sobre humanização e dimensão emocional em enfermagem de saúde infantil e pediátrica.
  • Desenvolver estratégias de gestão emocional focadas no cliente pediátrico (a pessoa cuidada), no enfermeiro (a pessoa que cuida) e na relação enfermeiro-cliente.
  • Analisar a aplicabilidade do Modelo de Trabalho Emocional em Enfermagem Pediátrica em diferentes contextos de cuidados de saúde primários e diferenciados.

Coordenação do Curso: Professora Doutora Paula Diogo