Consulta Pública

 

Prémio de Mérito Académico da ESEL para estudantes de regimes especiais de acesso ao ensino superior: D- bolseiros nacionais de países africanos de língua oficial portuguesa e G- nacionais de Timor-Leste

Anualmente, a Direção-Geral do Ensino Superior coloca na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL), ao abrigo dos regimes especiais de acesso ao ensino superior D e G, um conjunto significativo de estudantes provenientes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e de Timor-Leste.

Assim, é importante reconhecer e distinguir especialmente o mérito académico de estudantes estrangeiros/as da ESEL provenientes destes regimes especiais, uma vez que enfrentam dificuldades e obstáculos específicos, decorrentes dos fenómenos relacionados com a diversidade étnica, de deslocação social e geográfica e das necessidades financeiras que experienciam.

Na elaboração deste regulamento foi tido em conta o  Regulamento Geral de atribuição de Bolsas de Estudo por Mérito da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa em ordem à inexistência de sobreposições, redundâncias ou incompatibilidades.

O regulamento que se coloca em consulta pública, enquadra a criação do Prémio de Mérito Académico da ESEL para estudantes de regimes especiais de acesso ao ensino superior: D- bolseiros nacionais de países africanos de língua oficial portuguesa e G- nacionais de Timor-Leste. Este prémio foi criado no âmbito do financiamento da DGES para a promoção do sucesso escolar e prevenção do abandono no ensino superior, o Student Transition and Engagement Program (STEP) da ESEL.
 

 

Prémio de Cidadania Ativa e Participação Cívica de Estudantes da ESEL 

A Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL) enquanto instituição de ensino superior, é um lugar de diálogo científico, de diversidade e respeito pelas diferenças, impelindo os(as) estudantes ao desenvolvimento de mecanismos de compromisso comunitário, por intermédio de atividades de extensão à Comunidade e com a Comunidade, orientadas para o fortalecimento de uma cidadania ativa e participação social.

O reconhecimento social e académico da participação cívica dos(as) estudantes ainda que deva ser descomprometido e desinteressado, bastando-se assim, fundamentalmente o reconhecimento simbólico, poderá ser um estímulo para novos desígnios de participação e/ou uma forma de minorar os gastos pessoais e familiares inerentes à formação académica.

O regulamento que se coloca em consulta pública, enquadra a criação do Prémio de Cidadania Ativa e Participação Cívica de Estudantes da ESEL. Este prémio foi criado no âmbito do financiamento da DGES para a promoção do sucesso escolar e prevenção do abandono no ensino superior, o Student Transition and Engagement Program (STEP) da ESEL.