A Voz do Operário – Sociedade de Instrução e Beneficência, foi fundada em 13 de fevereiro de 1883, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, com sede em Lisboa, que tem objetivos culturais, sociais, desportivos e recreativos. (Cf. Estatutos)
Nos dias que correm, A Voz do Operário mantém diversos tipos de atividades disponíveis, servindo não só os seus cerca de 5.000 sócios, como a população da zona da Área Metropolitana de Lisboa em que está inserida.
Ao todo, frequentam os Espaços Educativos de A Voz do Operário - Graça (sede), Ajuda, Restelo, Baixa da Banheira, Lavradio e Laranjeiro - mais de 1.000 crianças e jovens, desde a creche ao 6.º ano de escolaridade.
A atividade cultural e associativa estende-se às mais diversas áreas, desde o desporto, à música e ao cinema, passando pelos debates, exposições, sem esquecer a Marcha Infantil e a participação da Instituição em diversas iniciativas com destaque para as comemorações do 25 de Abril e 1.º de Maio.
As respostas de ação social têm vindo a crescer, fruto das políticas neoliberais prosseguidas desde a década de 80 do século passado, e muitos utentes encontram na Instituição o apoio necessário para satisfazer necessidades básicas, cujas baixas pensões e reformas e ausência de subsídios de desemprego e de inserção social não conseguem suportar.
PROJETO (para participação em regime de voluntariado)
- apoio a marcha infantil (aprox. entre março e junho)
- costura de fatos para marcha infantil (aprox. entre março e junho)
- arraial dos santos populares (mês de junho)
- apoio a eventos pontuais associativos e culturais
- desenvolvimento de atividades dirigidas a maiores de 65 anos (horário: dias úteis no período da tarde)
- apoio na distribuição de refeições confecionadas a famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica (horário: dias úteis aprox. 12h00-13h00)
PERFIL DO VOLUNTÁRIO
QUEM?
Todos/as os/as que pretendam participar em atividades de voluntariado nas áreas explicitadas anteriormente, designadamente envolvendo crianças e idosos e que desejam envolver-se em projetos de animação sócio-cultural, projetos de apoio social e promoção de um envelhecimento ativo dos idosos do Centro de Convívio.
ONDE?
A Voz do Operário – Sociedade de Instrução e Beneficência
Rua da Voz do Operário, 13 – 1100-620 Lisboa
QUANDO?
Em horário a definir de acordo com cada projeto.