O Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR) da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL) organiza, no dia 10 de janeiro de 2025, às 16h, o Seminário “A Saúde Mental dos Enfermeiros Portugueses – NursesMH#Survey 2024: Apresentação de Resultados Nacionais”.
Este evento enquadra-se no âmbito do projeto “A Saúde Mental dos Enfermeiros Portugueses”, cuja equipa realizou, em 2018, o maior estudo sobre a saúde mental dos enfermeiros em Portugal, no qual participaram 1264 enfermeiros.
Os resultados do estudo de 2018 demonstraram que dois terços dos enfermeiros revelavam uma perceção negativa sobre a sua saúde mental. Destes, 22,4% relataram a perceção de depressão grave; 69,5% indicaram a perceção de sintomas somáticos significativos; 76% apresentaram perceção de ansiedade significativa; e 88,8% apresentaram perceção de disfunção social significativa (Seabra, Lopes, Calado & Capelas, 2019)1.
Estes resultados, divulgados à Ordem dos Enfermeiros, aos enfermeiros, à comunidade científica (em comunicações nacionais e publicações nacionais e internacionais) e à comunicação social, foram preocupantes e relevantes para justificar uma atenção continuada à evolução da saúde mental dos enfermeiros portugueses, tanto mais que vários estudos posteriores, com amostras menores, demonstraram que a pandemia por Covid-19 acentuou um vasto conjunto de stressores, com prejuízo acrescido para a saúde mental deste grupo profissional.
Nesse sentido, “A Saúde Mental dos Enfermeiros Portugueses” constitui-se para esta equipa de investigadores como um projeto longitudinal estruturante, com estudos observacionais transversais em períodos regulares estimados a 5 anos.
Uma vez que os vários constrangimentos impostos pela pandemia Covid-19 não permitiram a realização do estudo em 2022, até para ganhar algum distanciamento do evento crítico e traumático, apresenta-se em 2024 a perceção de saúde mental dos enfermeiros portugueses, caracterizando igualmente os fatores relacionados, nomeadamente a influência dos fatores socioprofissionais.
Contamos com ampla participação, de Enfermeiros e outros potenciais interessados, neste evento de divulgação e discussão dos resultados do estudo realizado em 2024.
O Seminário “A Saúde Mental dos Enfermeiros Portugueses – NursesMH#Survey 2024: Apresentação de Resultados Nacionais” terá um formato híbrido, com participação gratuita, mas sujeita a inscrição.
1. Seabra P, Lopes JO, Calado M, Capelas M. (2019). A national survey of the nurses' mental health — The case of Portugal. Nursing Forum. 54: 425-433. https://doi.org/10.1111/nuf.12350