As Matrículas realizam-se online, das 10h00 do dia 25 de agosto até às 16h00 do dia 28 de agosto, sendo que este processo é composto por 3 passos distintos.
Para o efeito vai ser disponibilizada uma linha de apoio: 217 913 499 a funcionar no seguinte horário:
Criação de utilizador e pagamentos
- 25 de agosto | Das 10h00 às 17h00
- 26 e 27 de agosto | Das 10h00 às 16h00
- 28 de agosto | Das 10h00 às 14h00
Apoio às matrículas
- 25 de agosto | Das 14h00 às 17h00
- 26 e 27 de agosto | Das 10h00 às 16h00
- 28 de agosto | Das 10h00 às 16h00
I. PROCESSO DE MATRÍCULA/INSCRIÇÃO
1º PASSO | CRIAÇÃO DE UTILIZADOR – Das 10h00 do dia 25 de agosto até 14h00 do dia 28 de agosto
Após a divulgação dos resultados da 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2025/2026 irá receber uma SMS com as credenciais provisórias e o link para acesso ao Portal de utilizador da ESEL: https://academicos.esel.pt/netpa/page
Depois de ter recebido a SMS com as indicações das plataformas a que deve aceder e com os dados para criação de utilizador que permitem efetuar a matrícula online, deve ter consigo a seguinte documentação para apoio às matrículas:
- Foto tipo passe em formato “jpg” (sem óculos escuros);
- Cartão do Cidadão;
- Comprovativo de IBAN (pode ser extraído do Multibanco);
- Boletim de Vacinas.
Deve, ainda, ter presente:
i) Dados pessoais básicos do estudante:
- Nº de identificação fiscal do estudante (NIF);
- Nº do Cartão de Cidadão (completo);
- Naturalidade (país, concelho e freguesia);
- Morada completa (inclui código postal);
- Contacto telefónico e eletrónico;
- IBAN (PT50 + 21 dígitos).
ii) Dados dos pais, nomeadamente:
- Nome completo (conforme consta no seu documento de identificação);
- Data de nascimento;
- Profissão;
- Habilitações literárias;
- Morada completa (inclui código postal);
- Contacto telefónico.
2º PASSO | Pagamento de emolumentos e propina – Das 10h00 do dia 25 de agosto até 14h00 do dia 28 de agosto:
A inscrição no 1º ano do curso de licenciatura em enfermagem está condicionada ao pagamento prévio dos seguintes valores:
- Taxa de Matrícula: 30,50€ (Licenciatura);
- Seguro escolar: 12€;
- Propina: 1ª prestação da propina: 69,70€ (a calendarização do pagamento das restantes prestações de propina encontra-se disponível aqui).
Para o efeito deve aceder à secretaria virtual > Login > Matrículas/inscrições > Pagamento.
Poderá consultar o vídeo de apoio em: https://youtu.be/_SnIv_xdpvw
IMPORTANTE: Poderá haver delays no processamento dos pagamentos (da responsabilidade da SIBS), pelo que a verificação do pagamento deve ocorrer 30 minutos depois.
Caso os valores pagos continuem em débito, deverá contactar o suporte informático para suporte.atsa@esel.pt e reportar a situação anexando para o efeito o comprovativo de pagamento.
Após as 14h00 do dia 28 de agosto não será possível efetuar a pré-inscrição e gerar os respetivos dados para pagamento, ficando assim impossibilitada/o de realizar a sua inscrição no curso, e consequentemente perde o direito à sua vaga no âmbito do CNAES (3º passo do processo de inscrição).
3º PASSO | MATRÍCULA – Das 14h00 do dia 26 de agosto até 16h00 do dia 28 de agosto
Antes de iniciar a sua matrícula aconselhamos a visualização do seguinte vídeo explicativo: https://youtu.be/h2xWnt1romQ
Durante o processo de matrícula, vai escolher o turno – manhã (TA, TB, TC e TD) ou tarde (TE, TF, TG, TH) – para frequência das aulas, a atribuição das turmas é realizada por ordem de inscrição, estando esta escolha condicionada ao número de vagas existentes.
A colocação nas turmas será feita de forma automática pelo sistema informático.
NÃO SERÃO AUTORIZADAS TROCAS DE TURMAS/TURNOS
A ESEL disponibiliza uma sala de atendimento presencial para a realização de matrículas. Alertamos que o processo de matrícula presencial poderá ser mais demorado caso haja elevada afluência de estudantes face às/aos técnicas/os disponíveis para dar apoio neste processo.
IMPORTANTE: Caso pretenda solicitar creditação da formação académica e/ou da formação/experiência profissional, deverá efetuar o seu pedido, até 10 dias úteis após a sua matrícula/inscrição, através da Secretaria Virtual em: Login > Atividades Letivas > Creditações a Unidades Curriculares, nos termos do Regulamento de creditação de experiências profissionais e formações anteriores, aplicável a partir do ano letivo 2025/2026 (inclusive).
Disponibilizamos o link de acesso ao manual/tutorial para apoiar o correto preenchimento e submissão dos pedidos de creditação.
II. ENTREGA DE DOCUMENTOS – de 27 a 29 de agosto, de acordo com o agendamento a divulgar oportunamente
Para efeitos de inscrição do seu processo de matrícula e inscrição terá obrigatoriamente de entregar, presencialmente, os seguintes documentos:
- Apresentação do documento de identificação;
- Boletim de matrícula e comprovativos de inscrição (documentos em pdf. gerados automaticamente, após terminar o seu processo de matrícula);
- Pré-requisito A;
- Comprovativo de IBAN (pode ser extraído do Multibanco).
Nesse dia, deve formalizar o pedido do seu cartão de estudante da Caixa Geral de Depósitos, mediante o qual se processa o registo de assiduidade nas atividades letivas, bem como permitirá o acesso a diversos serviços na ESEL.
Local: Polo Calouste Gulbenkian.