Matrículas/Inscrições no 1º ano – Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2025 – 1ª Fase

As Matrículas realizam-se online, das 10h00 do dia 25 de agosto até às 16h00 do dia 28 de agosto, sendo que este processo é composto por 3 passos distintos.

 

Para o efeito vai ser disponibilizada uma linha de apoio: 217 913 499 a funcionar no seguinte horário:

Criação de utilizador e pagamentos

  • 25 de agosto | Das 10h00 às 17h00
  • 26 e 27 de agosto | Das 10h00 às 16h00
  • 28 de agosto | Das 10h00 às 14h00

Apoio às matrículas

  • 25 de agosto | Das 14h00 às 17h00
  • 26 e 27 de agosto | Das 10h00 às 16h00
  • 28 de agosto | Das 10h00 às 16h00

 

I. PROCESSO DE MATRÍCULA/INSCRIÇÃO

1º PASSO | CRIAÇÃO DE UTILIZADOR – Das 10h00 do dia 25 de agosto até 14h00 do dia 28 de agosto

Após a divulgação dos resultados da 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2025/2026 irá receber uma SMS com as credenciais provisórias e o link para acesso ao Portal de utilizador da ESEL: https://academicos.esel.pt/netpa/page

Depois de ter recebido a SMS com as indicações das plataformas a que deve aceder e com os dados para criação de utilizador que permitem efetuar a matrícula online, deve ter consigo a seguinte documentação para apoio às matrículas:

  • Foto tipo passe em formato “jpg” (sem óculos escuros);
  • Cartão do Cidadão;
  • Comprovativo de IBAN (pode ser extraído do Multibanco);
  • Boletim de Vacinas.

Deve, ainda, ter presente:

i) Dados pessoais básicos do estudante:

  • Nº de identificação fiscal do estudante (NIF); 
  • Nº do Cartão de Cidadão (completo); 
  • Naturalidade (país, concelho e freguesia); 
  • Morada completa (inclui código postal); 
  • Contacto telefónico e eletrónico;
  • IBAN (PT50 + 21 dígitos).

ii) Dados dos pais, nomeadamente:

  • Nome completo (conforme consta no seu documento de identificação); 
  • Data de nascimento; 
  • Profissão; 
  • Habilitações literárias; 
  • Morada completa (inclui código postal); 
  • Contacto telefónico.

 

2º PASSO | Pagamento de emolumentos e propina – Das 10h00 do dia 25 de agosto até 14h00 do dia 28 de agosto:

A inscrição no 1º ano do curso de licenciatura em enfermagem está condicionada ao pagamento prévio dos seguintes valores:

  • Taxa de Matrícula: 30,50€ (Licenciatura);
  • Seguro escolar: 12€;
  • Propina: 1ª prestação da propina: 69,70€ (a calendarização do pagamento das restantes prestações de propina encontra-se disponível aqui).

Para o efeito deve aceder à secretaria virtual > Login Matrículas/inscrições > Pagamento.

Poderá consultar o vídeo de apoio em: https://youtu.be/_SnIv_xdpvw

IMPORTANTE: Poderá haver delays no processamento dos pagamentos (da responsabilidade da SIBS), pelo que a verificação do pagamento deve ocorrer 30 minutos depois.

Caso os valores pagos continuem em débito, deverá contactar o suporte informático para suporte.atsa@esel.pt e reportar a situação anexando para o efeito o comprovativo de pagamento.

Após as 14h00 do dia 28 de agosto não será possível efetuar a pré-inscrição e gerar os respetivos dados para pagamento, ficando assim impossibilitada/o de realizar a sua inscrição no curso, e consequentemente perde o direito à sua vaga no âmbito do CNAES (3º passo do processo de inscrição).

 

3º PASSO | MATRÍCULA – Das 14h00 do dia 26 de agosto até 16h00 do dia 28 de agosto

Antes de iniciar a sua matrícula aconselhamos a visualização do seguinte vídeo explicativo: https://youtu.be/h2xWnt1romQ

Durante o processo de matrícula, vai escolher o turno – manhã (TA, TB, TC e TD) ou tarde (TE, TF, TG, TH) – para frequência das aulas, a atribuição das turmas é realizada por ordem de inscrição, estando esta escolha condicionada ao número de vagas existentes.

A colocação nas turmas será feita de forma automática pelo sistema informático.

NÃO SERÃO AUTORIZADAS TROCAS DE TURMAS/TURNOS

A ESEL disponibiliza uma sala de atendimento presencial para a realização de matrículas. Alertamos que o processo de matrícula presencial poderá ser mais demorado caso haja elevada afluência de estudantes face às/aos técnicas/os disponíveis para dar apoio neste processo.

IMPORTANTE: Caso pretenda solicitar creditação da formação académica e/ou da formação/experiência profissional, deverá efetuar o seu pedido, até 10 dias úteis após a sua matrícula/inscrição, através da Secretaria Virtual em: Login > Atividades Letivas > Creditações a Unidades Curriculares, nos termos do Regulamento de creditação de experiências profissionais e formações anteriores, aplicável a partir do ano letivo 2025/2026 (inclusive).

Disponibilizamos o link de acesso ao manual/tutorial para apoiar o correto preenchimento e submissão dos pedidos de creditação.

 

II. ENTREGA DE DOCUMENTOS – de 27 a 29 de agosto, de acordo com o agendamento a divulgar oportunamente

Para efeitos de inscrição do seu processo de matrícula e inscrição terá obrigatoriamente de entregar, presencialmente, os seguintes documentos:

  • Apresentação do documento de identificação;
  • Boletim de matrícula e comprovativos de inscrição (documentos em pdf. gerados automaticamente, após terminar o seu processo de matrícula);
  • Pré-requisito A
  • Comprovativo de IBAN (pode ser extraído do Multibanco).

Nesse dia, deve formalizar o pedido do seu cartão de estudante da Caixa Geral de Depósitos, mediante o qual se processa o registo de assiduidade nas atividades letivas, bem como permitirá o acesso a diversos serviços na ESEL.

Local: Polo Calouste Gulbenkian.