Maria Odete de Carvalho Lemos e Sousa
Professora Adjunta no exercício de Vice-Presidente da ESEL
Departamento de Enfermagem da Criança e do Jovem
olemos@esel.pt
Formação Académica
Curso de Estudos Superiores Especializados (CESE), Licenciatura em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria - Escola Superior de Enfermagem de Artur Ravara.
Mestrado em Gestão de Serviços de Saúde - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
Mestrado em Gestão de Serviços de Saúde - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
Unidades Curriculares da Licenciatura que Leciona
Apreciação em Enfermagem, 2º ano, 1º semestre.
Gestão e Organização de Cuidados de Enfermagem, 2º ano, 1º semestre.
Ensino Clínico Apreciação à Tomada de Decisão em Enfermagem, 3º ano, 1º semestre.
Ensino Clínico Apreciação à Intervenção em Enfermagem, 3º ano, 2º semestre.
Ensino Clínico Processo de Cuidados de Enfermagem Numa Área Opcional, 4º ano, 2º semestre.
Produção Científica de Relevo
- Diogo, P.; Rodrigues, J.; Lemos e Sousa, O.; Martins, H.; Fernandes, N. (2016). Supervisão de estudantes em ensino clínico: correlação entre desenvolvimento de competências emocionais e função de suporte. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental. n.º spe4. Porto. out. 2016 http://dx.doi.org/10.19131/rpesm.0150, http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400017.
- Diogo, P., Rodrigues, J., Caeiro, M.J., Sousa, O.L. (2016). The Support Role in Clinical Supervision of Nursing Students: Determinant in the Development of Emotional Skills. Academia Journal of Educational Research. 4(5): 075 - 082. doi: 10.15413/ajer.2015.0118. ISSN:2315-7704. In https://www.researchgate.net/publication/301887608_The_Support_Role_in_Clinical_Supervision_of_Nursing_Students_Determinant_in_the_Development_of_Emotional_Skills
- Diogo, P., Rodrigues, J., Sousa, O.L., Martins, H., Fernandes, N. (2017). Desenvolvimento de competências emocionais do estudante de enfermagem em ensino clínico: a função de suporte do enfermeiro supervisor. In Diogo, P.(coord.). Investigar os fenómenos emocionais da prática e da formação em enfermagem. Loures: Lusodidacta, 2017. - ISBN 978-989-8075-75-8
- Figueiredo, I.C., Malheiro, I., Paixão, M.J., Sousa, O.L. (2017). Factors influencing the development of self-management on adolescentes with diabetes type 1: a scoping review. Pensar Enfermagem. 20(2), 51-68. In pensarenfermagem.esel.pt/files/4º%20artigo%20-%2051-68.pdf
- Martins, P.A., Malheiro, M.I., Sousa, M.O. (2018). A intervenção com a Newborn Behavioral Observations (NBO) no recém-nascido, lactente e sua família: a scoping review. Pensar Enfermagem. 22(2), 23-44. In pensarenfermagem.esel.pt/files/Artigo%202.pdf