Projeto VASelfCare no conhecimento científico sobre assistentes virtuais inteligentes na diabetes tipo 2.
O consórcio interdisciplinar do projeto de investigação científica e desenvolvimento tecnológico VASelfCare (LISBOA-01-0145-FEDER-024250, 02/SAICT/2016), liderado pela ESEL, tem visto o seu trabalho reconhecido por outros investigadores. Recentemente, o VASelfCare foi citado na CHI 2020, das melhores conferências internacionais de Informática , nomeadamente pelo Projeto Europeu Holobalance e pelo Projeto Americano Echo.
Os trabalhos mais recentes da equipa, que se encontram no prelo, incluem o artigo “Usability of an Intelligent Virtual Assistant for Promoting Behavior Change and Self-Care in Older People with Type 2 Diabetes”, no Journal of Medical Systems. Esta investigação sobre a usabilidade do protótipo da aplicação móvel, revelou, para os utilizadores finais, uma pontuação média excelente. O capítulo “Contribution of an Intelligent Virtual Assistant to Healthy Ageing in Adults with Type 2 Diabetes” para o livro "Exploring the Role of Information and Communication Technologies in Healthy Aging” fornece uma panorâmica do trabalho de desenvolvimento da intervenção digital, com recurso à evidência e teoria de mudança comportamental, e apresenta um segundo protótipo, um painel web para profissionais de saúde, de apoio à decisão clínica, conexo com a aplicação. A usabilidade deste painel foi, entretanto, avaliada por enfermeiros das USF parceiras do projeto.
O plano de comunicação e disseminação pretende difundir o projeto e os seus resultados às pessoas com DT2, profissionais de saúde, investigadores, decisores e outros stakeholders. Neste sentido mantém-se atualizado o sítio eletrónico do projeto, as redes sociais e a produção de newsletters do projeto. Mantém-se também o envolvimento de estudantes da ESEL e de outras disciplinas nas várias atividades do projeto.