ESEL COMEMORA 13º ANIVERSÁRIO

On Line

No evento comemorativo do 13º aniversário da ESEL, intitulado "ESEL em Transformação - Conviver em pandemia" tivemos oportunidade de tomar consciência de como toda a comunidade ESEL tem vivido e respondido ao período de pandemia.

Numa primeira mesa de trabalho os órgãos de gestão da escola - Presidência, Conselho Pedagógico e Conselho Técnico-Científico - e a Associação de Estudantes, abordaram a adaptação necessária em termos organizacionais e em termos científico-pedagógicos.

Na segunda mesa do evento intitulada "(Com)viver em pandemia - desafios na prática clínica". Pudemos contar com um interessante momento de revisão da problemática da infeção por SARS CoV-2 e da sua evolução epidemiológica, bem como um relato das funções que os enfermeiros assumiram na gestão da pandemia, quer ao nível da saúde pública, quer ao nível hospitalar.

Na terceira mesa do evento "(Com)viver em pandemia - desafios no ensino & aprendizagem" contámos a visão de estudantes e docentes sobre a experiência vivida nos respetivos papéis quer no período de confinamento, quer no subsequente e atual período.

Seguiu-se a mesa "(Com)viver em pandemia - ESEL como suporte", onde se deu visibilidade a diferentes valências de serviços escolares essenciais à gestão das alterações em curso. Concretamente, tivemos a intervenção das Coordenações quer do Núcleo de Serviços Académicos quer da Divisão de Gestão e Sistemas de Informação, quer ainda de um dos psicólogos do Gabinete de Apoio Psicopedagógico.

O evento terminou com a mesa "(Com)viver em pandemia - Enfermagem em (Trans)formação", em que se abordou a inovação, a necessidade de inspiração e de otimização de competências para procurar recursos para investigação, assim como a pertinência e necessidade do envolvimento dos estudantes neste paradigma.

O 13º aniversário consubstanciou-se, desta forma, num importante momento de introspeção (e exposição) institucional, onde se sistematizaram as diferentes abordagens da ESEL à gestão da crise pandémica.

img