Sépsis e Enfermagem

A abordagem ao paciente com sepse: do ambiente pré-hospitalar à unidade de terapia intensiva” é o título de um capítulo de António Almeida, docente da ESEL, pulicado no livro técnico – PROENF Terapia Intensiva.

O capítulo encontra-se inserido no Sistema de Educação Continuada a Distância (Secad), da Editora Artmed Panamericana, que lançou o Programa de Atualização em Enfermagem de Terapia Intensiva, desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). O planeamento do livro é de Mara Ambrosina de Oliveira Vargas e Eliane Regina Pereira do Nascimento e a organização dos artigos contemplou procedimentos que possuem indicação de eficácia e efetividade na literatura científica. A sépsis é uma das doenças mais desafiadoras na área dos cuidados intensivos. Abordar esta temática foi um estímulo com interesse científico para três contextos diferentes: contextos pré-hospitalar, cuidados intensivos e no regresso ao domicílio.

A pertinência e a evidência deste trabalho procurou ser um contributo para a compreensão de um amplo problema de saúde pública que afeta milhões de pessoas a nível global, com interesse para a formação de enfermeiros intensivistas, estudantes de enfermagem e profissionais da área.

img