Decorreu em 12 e 13 de Abril o 1º Congresso da Associação Portuguesa dos Enfermeiros dos Comportamentos Aditivos – IntNSA Portugal, em formato virtual.
Participaram vários docentes da ESEL, que apoiou a iniciativa, assim como alguns estudantes. Neste dia e meio de trabalhos o ambiente que se viveu foi de intensa vontade de refletir, discutir e inovar. Participaram 160 profissionais e estudantes de várias áreas da saúde e social, de todas as zonas do país e também do Brasil.
Nas mesas temáticas discutiu-se:
- A necessidade de uma articulação internacional promotora de troca de experiências para a intervenção nos problemas mais tradicionais e para responder aos novos desafios dos comportamentos aditivos.
- Estratégias de intervenção em CAD sem substâncias e estratégias promotoras de saúde na população escolar.
- A evidência e a possibilidade de uma prática baseada na evidência junto de com pessoas com uso problemático de álcool, em proximidade, ou seja, nos cuidados de saúde primários.
- A necessidade de definir um conjunto de competências para melhor responder a esta problemática, e como, à luz da organização da profissão, podemos fazer o caminho da defesa de uma área de intervenção especifica e/ou diferenciada.
- A atualidade das respostas junto de populações mais vulneráveis, que são os consumidores de substâncias em contexto de “rua”. Estratégias de proximidade, defesa de direitos, a promoção de consumo segura nas salas de consumo assistido, foram discutidas na perspetiva técnica, relacional, ética e deontológica. Nesta mesa tivemos um painel internacional com troca de experiências com o Brasil.