Seminário sob o formato de Webinar a realizar a 13 de maio de 2021, das 12.00 às 14:00 horas.
A pandemia por COVID-19 surpreendeu e desafiou tudo e todos. Introduziu inseguranças e limites aos nossos modos de vida, lembrando-nos que o que cada um faz é afetado e afeta os outros, assumindo uma dimensão global.
A incerteza e a indecisão realçaram o papel da ética no espaço da reflexão pública sobre «o que fazer?», o «como fazer?», o «a quem fazer?», a dúvida sobre como agir bem. As decisões em contexto de crise de saúde pública convocam uma ponderação orientada por valores, princípios e deveres, desejavelmente claros e inequívocos.
Este questionamento exige que, no processo de formação dos nossos alunos, seja feita uma reflexão ética para permitir uma melhor identificação da responsabilidade individual, numa perspetiva social e política, na qual a solidariedade e a cooperação são centrais para a intervenção em saúde pública.
A atual pandemia veio recordar a importância de uma cidadania responsável, que acolhe o respeito pela dignidade humana enquanto princípio e valor ético fundamental, o (re)conhecimento da vulnerabilidade humana e a correspondente prescrição de ações de solidariedade, cooperação e justiça global e intergeracional.