O Dia 12 de maio é comemorado internacionalmente como o dia do Enfermeiro.
E porquê?
Porque dia 12 de maio de 1820 terá nascido aquela que é considerada como a fundadora da enfermagem moderna e que se distinguiu por, fruto de um trabalho prolongado de observação e reflexão sobre sua prática, ter iniciado um processo de estruturação daquilo que até à data não era mais do que uma amálgama de conhecimentos heterogéneos empíricos utilizados por cuidadores informais e indiferenciados em ambiente hospitalar, asilar ou domiciliário. As preocupações de Nightingale traduziram-se, na publicação de “Notes On Nursing: What It Is And What Is Not” em 1859, em Londres (curiosamente na mesma cidade e um mês depois da primeira edição de “On The Origin Of Species” de Darwin).
Hoje, a 12 de maio de 2021, e 201 anos depois do seu nascimento, mais do que nunca, é tempo de revisitar a obra de Florence Nightingale. Num tempo de pandemia, voltámos à origem da Enfermagem, a higienização das mãos e a monitorização da interação do indivíduo com o meio ambiente!
A Escola Superior de Enfermagem de Lisboa celebra esta data associando-se a todos aqueles que neste momento, enfermeiros ou não, profissionais de saúde ou não, concretizam em cada ato quotidiano as ideias de Nightingale!
Viva a Enfermagem!