Investigação CIDNUR Distinguida

Estudo no âmbito do Projeto NIDCare, coordenado pela Professora Maria Alice Curado, é distinguido com a Bolsa de Investigação da ACSM 2020.

O Estudo de validação e adaptação para a população portuguesa da escala “Neonatal Palliative Care Attitude Scale”, desenvolvido pelas investigadoras Fátima Sousa e Graça Roldão, da equipa do projeto NIDCare, coordenado pela Professora Maria Alice Curado, foi distinguido com a Bolsa de Investigação da Associação das Crianças do Santa Maria 2020, no valor de 1500,00€.

O estudo premiado tem como objetivo promover, integrar, personalizar e humanizar a prestação de cuidados paliativos, reconhecendo-se que as necessidades da população neonatal podem dar-se mesmo antes do nascimento e que vão mais além dos cuidados curativos. Por outro lado, a aplicação de um instrumento de avaliação influencia a tomada de decisão nos cuidados de saúde, na qualidade dos cuidados, no custo-efetividade e na formulação de políticas institucionais e programas de saúde dirigidos às necessidades de saúde da população neonatal e da sua família.

Para levar a cabo este trabalho, a equipa de investigadoras do CIDNUR-ESEL contou com colaboração das Enfermeiras Emília Fradique, Ana Rita Figueira, Ana Rebotim, Joana Barbosa, Nádia Santos, Laura Silva, Diana Eustáquio, através de uma parceria entre o Serviço de Neonatologia do Hospital de Santa Maria, CHLN, EPE e o Projeto NIDCare.

baby