Decorreu no dia 10 de janeiro a Formação Científica do Curso de Formação de Voluntários/as, do Projeto Nacional de Educação pelos Pares Sexualidade e Prevenção do VIH/SIDA, da Fundação Portuguesa Comunidade Contra a Sida (FPCCSIDA).
A iniciativa, organizada anualmente em articulação com o GaVC/ ESEL, contou com a participação de docentes e estudantes da escola e pretendeu sensibilizar a comunidade académica, e particularmente os estudantes, para a importância do voluntariado universitário, da responsabilidade social e do desenvolvimento de projetos de intervenção comunitária.
A formação decorreu em formato online e pretendeu sensibilizar a comunidade académica, e particularmente os estudantes, para a importância do voluntariado universitário, da responsabilidade social e do desenvolvimento de projetos de intervenção comunitária.
O foco desta formação versou as temáticas da cidadania na escola, riscos associados ao consumo de drogas e álcool, infeção VIH/SIDA e outras IST’s, a adolescência e os métodos contracetivos, a igualdade de género e a violência no namoro, a utilização segura da internet, questões de género e saúde mental. Foram também apresentados testemunhos de voluntários sobre a importância das experiências de voluntariado nos seus percursos pessoais e académicos.
A formação pedagógica para os estudantes que pretendem integrar o projeto como voluntários no projeto realizar-se-á na semana de 17 a 21 de janeiro também em formato online. A ESEL e a FPCCSIDA, juntos na Educação pelos Pares!