PROJETO DOMINO

A ESEL, através da Prof.ª Anabela Ferreira dos Santosda Prof.ª Luísa Sotto-Mayor, esteve envolvida no Projeto DOMINO. Um projeto de investigação criado com o objetivo de proporcionar conhecimento e educação aos atuais e futuros profissionais de saúde ou de serviço social, nas instituições de ensino superior, para a prevenção e intervenção precoce na violência doméstica. 

DOMINO, co-financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia, e coordenado pela Universidade de Turku, contou com a participação de várias instituições de ensino superior. Para além da ESEL, foram membros do consórcio: a Universidade de Turku, na Finlândia, a Universidade Técnica de Riga, Letónia, a Universidade de West Attica, Atenas, Grécia, bem como o Turku Mother and Child Home and Shelter Association, Finlândia. 

Os resultados do projeto incluem a criação de um quadro pedagógico, que pretendeu mapear as necessidades educacionais sobre violência doméstica dos profissionais e dos docentes das instituições de ensino superior dos países participantes. Este quadro pedagógico constituiu a base para a criação de um curso online, de acesso livre e gratuito, com 5 módulos e 5 ECTS, com a emissão de um certificado no final.

Este curso online constituiu a base para o desenvolvimento de uma aplicação móvel, gratuita, que disponibiliza a todos os profissionais mencionados (ou outros com interesse na temática da Violência Doméstica), o acesso a informação suficiente para permitir a deteção precoce de situações de violência doméstica, e ainda aceder a informação sobre formas de apoiar as vítimas, incluindo contactos úteis em cada país. Este aplicativo está traduzido na língua de cada membro do consórcio, existindo, portanto, em português. 

A DOMINO - stop domestic violence pode ser descarregada através da Playstore (​​​​neste momento apenas disponível para android. 

O objetivo final é dotar os profissionais, da área social e da saúde, da capacidade de trabalhar numa equipa multidisciplinar, a fim de abordar a violência doméstica como um fenómeno de saúde pública e, a longo prazo, melhorar o bem-estar físico e mental, bem como os cuidados prestados às vítimas e aos agressores, melhorando a intervenção precoce e a prevenção da violência doméstica.

Logo