No dia 17 de julho de 2023, no Anfiteatro do Polo Artur Ravara, realizou-se a cerimónia de entrega do Prémio Jovem Enfermeiro-Investigador 2023, uma parceria entre o Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR), a ESEL e a Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros, que contou com o apoio da Caixa Geral de Depósitos.
O prémio foi atribuído através de um concurso cujos critérios de admissão envolviam ser investigador membro do CIDNUR e enfermeiro membro da Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros, ter até 45 anos de idade, ser doutorado há, no máximo, 5 anos, e ser primeiro ou último autor de artigos científicos nos quais tenha usado o CIDNUR como afiliação.
As candidaturas deveriam, entre outros, integrar um pitch de cerca de 3 minutos sobre um dos artigos publicados pelo candidato.
O Júri do prémio, presidido pela Coordenadora do CIDNUR, Professora Andreia Silva da Costa, contou com outras personalidades de elevado mérito na área científica de enfermagem, nomeadamente, a Professora Maria José da Costa Dias, Enfermeira-Diretora do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, e a Professora Ana Lúcia da Silva João, em representação da Ordem dos Enfermeiros.
O Prémio Jovem Enfermeiro-Investigador 2023 foi entregue à Enf.ª Ana Filipa Nunes Ramos, que apresentou um pitch sobre o artigo elaborado no âmbito do seu Doutoramento em Enfermagem, intitulado “Assessment of Functioning in Older Adults Hospitalized in Long-Term Care in Portugal: Analysis of a Big Data”.
O Júri atribuiu ainda uma menção honrosa à segunda classificada, Professora Margarida Alexandra Rodrigues Tomás, que apresentou o pitch intitulado “Regressar à vida quotidiana após o primeiro internamento psiquiátrico: uma investigação fenomenológica em Portugal”.
Às candidatas e premiadas damos os parabéns e desejamos muito sucesso!