Cristiana Furtado Firmino
Professor Adjunto
Departamento de Enfermagem de Reabilitação
cfirmino@esel.pt
Formação Académica
Licenciatura em Enfermagem - Escola Superior de Saúde Atlântica.
Mestrado em Gestão da Saúde - Escola Nacional de Saúde Publica, Universidade de Lisboa.
Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Reabilitação - Escola Superior de Enfermagem Lisboa.
Doutoramento em Educação, Especialidade em Educação para a Saúde – Faculdade Motricidade Humana, Universidade de Lisboa
Mestrado em Gestão da Saúde - Escola Nacional de Saúde Publica, Universidade de Lisboa.
Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Reabilitação - Escola Superior de Enfermagem Lisboa.
Doutoramento em Educação, Especialidade em Educação para a Saúde – Faculdade Motricidade Humana, Universidade de Lisboa
Unidades Curriculares da Licenciatura que Leciona
Ajuda na Manutenção de vida, 2º ano, 1º semestre.
Ensino Clínico Cuidar de Clientes com Vulnerabilidade Acrescida e Famílias em Transição, 4º ano, 1º semestre.
Ensino Clínico Processo de Cuidados de Enfermagem Numa Área Opcional, 4º ano, 2º semestre
Unidades Curriculares do Mestrado que Leciona
Cinesiologia Humana e os Processos Anatomofisiopatológicos em Enfermagem de Reabilitação, 1º ano, 1º semestre
Enfermagem de Reabilitação e a Pessoa com Alteração Orto-Traumatológica e Reumatológico, 1º ano, 1º semestre
Estágio com Relatório, 2º ano, 1º semestre - Mestrado em Enfermagem [Especialização em Enfermagem de Reabilitação].
Produção Científica de Relevo
- Firmino, C., Frade, F., Moutinho, L., Valentim, O., Antunes, A. V., & Longo, J. (2024). O Uso do Podcast Enquanto Ferramenta Complementar ao Ensino Presencial em Enfermagem: Revisão Scoping. Revista Lusófona de Educação, 61(61).
- Firmino, C., Sousa, L., Moutinho, L. S., Valentim, O. S., Marques, F. M., & Simões, C. (2023). Percepción de estudiantes de enfermería sobre la formación pedagógica en la prevención de la Sintomatología Musculoesquelética: estudio cualitativo. Cultura De Los Cuidados, 27(65), 262–273.
- Longo, J., & Firmino, C. (2023). Formação Inicial em Enfermagem: mudanças curriculares para incrementar as potencialidades da prática. Revista Lusófona de Educação, 58(58).
- Firmino, C. , Sousa, L., Rosa, P. J., Marques, M. F., & Simões, M. C. (2021). Sintomatologia musculosquelética nos estudantes de enfermagem: o papel dos fatores psicossociais. Revista de Enfermagem Referência, 5(5), e20085.
- Firmino, C., Moutinho, L., Valentim, O., Antunes, A., Marques, M. F., & Simões, M. C. (2021). The effects of training about prevention of factors associated with musculoskeletal symptoms on nursing student’s affectivity. Florence Nightingale Journal of Nursing, 29(1), 74.
- Firmino, C; Simões, M; Marques, M. (2021). Promoção da Saúde no contexto do Ensino Superior: Estudo de Aspetos Psicossociais Associados à Sintomatologia Musculoesquelética nos Estudantes de Enfermagem e Proposta de Intervenção. Ordem dos Enfermeiros. ISBN:978-989-8444-51-6 .
- Marques, J; Charepe, Z; Firmino, C. (2021). Transição Saúde/Doença: Capacitar a Família da Criança com Doença Aguda para uma Parceria Efetiva de Cuidados. In Cuidados de Enfermagem à Pessoa com Doença Aguda. 1.ª Edição. (Orgs). Marques-Vieira, C.; Sousa, L.; Baixinho, C.L. Sintra: SABOOKS & Lusodidacta. p.1102. ISBN: 978-989-53006-1-7 .
- Firmino, C., Sousa, L., Marques, J. M., Antunes, A., Marques, F. M., & Simões, C. (2019). Musculoskeletal symptoms in nursing students: concept analysis. Revista Brasileira de Enfermagem, 72, 287-292.
Curriculum Vitae