O auditório do Polo Calouste Gulbenkian encheu para celebrar o 17.º aniversário da ESEL.
O evento, no dia 5 de dezembro de 2024, contou com discursos do Reitor da UL, Professor Doutor Luís Ferreira; da Presidente da ESEL, Professora Doutora Patrícia Silva Pereira; da Presidente da Associação de Estudantes da ESEL, Mariana Cabouco; do representante dos funcionários no Conselho Geral da ESEL, Dr. António Coucelo; e do Presidente do Conselho Geral da ESEL, Professor Doutor João Pereira.
O Reitor destacou: “Este ano, celebramos não apenas o passado, mas também um novo capítulo no percurso desta instituição, que se encontra num processo de integração na Universidade de Lisboa, uma das mais prestigiadas universidades da Europa e do mundo. (…) Ao integrar a Escola Superior de Enfermagem, a Universidade de Lisboa fortalece a sua missão de formar profissionais altamente qualificados na área da saúde, uma das mais críticas para o futuro da humanidade.”
A Presidente da ESEL afirmou: "A ESEL e a Universidade de Lisboa têm sabido muito bem cuidar da sua relação de parceria, numa atitude de respeito, de diálogo, de entendimento, uma construção permanente, transparente e, em muitos momentos, corajosa. Acredito que só podemos crescer se mantivermos uma atitude aberta e de relação com o exterior. É necessário enfrentar os desafios de uma forma responsável e prudente, mas também de forma ousada se quisermos inovar e construir melhor e, neste caso, melhor Enfermagem."
Durante a cerimónia, foram atribuídos Prémios por Mérito a estudantes da ESEL e os Prémios CIDNUR de Investigação Científica, com o apoio da Caixa Geral de Depósitos.
O evento incluiu ainda um momento especial de homenagem aos aposentados da ESEL, tendo encerrado com a atuação da Tuna de Enfermagem de Lisboa.
Parabéns, ESEL!