A apresentação pública dos projetos cofinanciados da ESEL ocorreu no dia 5 de dezembro, no auditório do Polo Calouste Gulbenkian.
Foi uma oportunidade para conhecer algumas das importantes iniciativas que estão a ser desenvolvidas na nossa Escola, com o objetivo de dar resposta às necessidades, dinamizar a ESEL e contribuir para a transformação da sociedade!
O projeto STEP (Student Transition & Engagement Program), cofinanciado pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), foi apresentado pela Professora Doutora Odete Lemos e Sousa, Vice-Presidente da ESEL. Trata-se de um Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior, entretanto concluído. O projeto assentou em cinco pilares: Programa de Acolhimento de Estudantes do 1.º ano; Programa de Mentorado; Desenvolvimento da Aprendizagem e do Ensino; Capacitação de Professores; e Monitorização do Sucesso Escolar.
O Sistema Power BI, um produto STEP, foi explicado pelo Dr. António Coucelo e pelo Eng. Hugo Martins. Esta solução digital permite a identificação precoce de estudantes em risco de abandono escolar, recorrendo à inteligência artificial e à análise avançada de dados para monitorizar diferentes indicadores académicos e comportamentais dos estudantes. O sistema analisa dados do Sistema de Gestão Académica (SIGES), incluindo informações sobre a assiduidade nas aulas, notas, histórico de aprovações e dados demográficos.
O projeto STEP+ (Student Transition & Engagement Program +), com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi apresentado pelo Professor Doutor Miguel Serra. O principal objetivo é garantir a regularidade das iniciativas de promoção do sucesso escolar e de prevenção da retenção e do abandono, assegurando a sua realização ao longo de dois anos letivos. As dimensões de ação são cinco: Programa de Acolhimento aos Estudantes do 1.º ano; Integração e acompanhamento aos estudantes do 1.º ano; Capacitação de estudantes; Capacitação de recursos humanos; e Cooperação interinstitucional. Assim como no STEP, a ESEL é a entidade promotora, e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique são copromotoras.
Cofinanciado pela DGES, o StudentWell-BE é um Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior, liderado pela ESEL, que atua em consórcio com a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. No dia 5 de dezembro, foi descrito pela Professora Doutora Olga Valentim. Foram enumeradas as seguintes dimensões de ação: Programa de Literacia para a saúde mental; Vivendo com Vitalidade e Bem-Estar; Apoio por pares/outros serviços da Instituição de Ensino Superior; Intervenções breves; Intervenções psicoterapêuticas; e Encaminhamento para serviços externos.
Cofinanciado pelo PRR, e explicado pela Professora Doutora Rosário Pinto, o Inov@U une a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, o Instituto Politécnico de Lisboa e a Universidade de Lisboa com o propósito de promover a inovação e modernização pedagógica no ensino superior. O Centro de Excelência de Inovação Pedagógica de Lisboa visa instituir mecanismos que permitam dinamizar as iniciativas em curso nas IES integrantes do consórcio, bem como a identificação de necessidades e a criação de novas atividades.
Por fim, o projeto MedTech NEXT - Medicina, Tecnologia e Futuro, com financiamento PRR, foi apresentado pela Professora Doutora Elisabete Nunes. A iniciativa contempla os seguintes objetivos: Programa de apoio à modernização tecnológica e digital da formação na área da Medicina; aumentar a resiliência formativa e a adaptabilidade de futuros e atuais profissionais nestas áreas, num contexto de profundas mudanças tecnológicas, científicas e societais. Estão envolvidos a Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Politécnico de Lisboa, a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, a Universidade do Algarve, o Instituto Politécnico de Setúbal, o Instituto Politécnico de Beja, o Instituto Politécnico de Portalegre, a Universidade da Madeira e a Universidade de Évora.