Projeto PULPIT

Nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2025, realizou-se o 2.º Encontro Transnacional do Projeto “Public and Patient Involvement in Interprofessional Education of Undergraduate Healthcare Students” (PULPIT), na Universidade PXL, em Hasselt, na Bélgica.

O evento contou com a participação de representantes de diversas associações de doentes, como a PAP-F (Patients as a Person Foundation), EUPATI Portugal, EUPATI Belgium e a REUMANET, além de professores e estudantes de instituições parceiras, incluindo a Universidade do Minho (Portugal), a University of British Columbia (Canadá), a Universidade de Maastricht (Países Baixos), University of Maribor (Eslovénia), Katholieke Universiteit Leuven (Belgica), PXL (Bélgica) e, ainda, representantes da European Nursing Student’s Association (ENSA) e da European Medical Student’s Association (EMSA). 

A Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL) esteve representada pelos estudantes Rodrigo Santos e Maria João Poiares (na foto), que participaram nas diversas atividades promovidas no evento, lideradas pelos investigadores Ricardo Ferreira e Professora Cristina Baixinho, com a colaboração da Assistente de Investigação Matilde Leal.

Durante o evento foi realizado um balanço referente ao primeiro ano do projeto, com a apresentação dos primeiros resultados e conclusões obtidos a partir dos focus groups e surveys realizados em diferentes países. Além disso, foram divulgados os resultados das melhores práticas identificadas até ao momento.

Durante o seminário, os diversos participantes envolveram-se ativamente em momentos de discussão e debate sobre as estratégias existentes no ensino dos futuros profissionais de saúde, destacaram a relevância do envolvimento de cidadãos e representantes de associações de doentes no ensino interprofissional e sublinharam os benefícios imediatos e a longo prazo da aprendizagem baseada nas experiências dos cidadãos num ambiente seguro, de sala de aula.

O encontro reforçou a importância e urgência da transformação dos cuidados de saúde, onde deve ser adotada uma abordagem centrada na pessoa, destacando-se a consequente necessidade de reformular e modernizar as metodologias de ensino na área da saúde.

Foram ainda definidos os próximos passos para a implementação e disseminação do projeto.

O projeto PULPIT (https://pulpit.pt) é financiado pelo Programa Erasmus+ e coordenado pela ESEL. Teve início em dezembro de 2023 e tem como objetivo central envolver os representantes das associações de doentes e o público no ensino interprofissional dos estudantes da área da saúde, contribuindo para a melhoria da formação e a humanização dos cuidados de saúde. 
 

imagem