Estão abertas as candidaturas, até 18 de setembro, para o curso de curta duração “Programas de Enfermagem de Reabilitação para a Gestão do Risco de Queda na População Idosa”, que confere 2 ECTS e é realizado em parceria com a Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação.
Destinada a Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação, esta microcredencial visa capacitar os profissionais para a avaliação do risco e implementação de programas de prevenção do risco de queda na clínica.
A queda na população idosa tem implicações diretas na independência, autocuidado, participação social, funcionalidade e na qualidade de vida. A queda é um síndrome geriátrico complexo, pela prevalência e estimativa do seu aumento, numa população com maior esperança de vida, mais dependente, com várias comorbilidades e polimedicada, e por, concomitantemente, cruzar-se com outras questões de saúde complexas de resolver a curto prazo como a baixa literacia, as dificuldades em adotar comportamentos de segurança seja por baixo conhecimento dos mesmos, seja por barreiras culturais ou dificuldades económicas que não permitem, por exemplo, a aquisição de produtos de apoio para a marcha.
Trata-se de mais uma oferta formativa da ESEL no âmbito do projeto MedTechNEXT, financiado pelo PRR.
Para informações detalhadas sobre este e outros cursos, consulte a página das microcredenciais.