"A Terapia Manual como Intervenção de Enfermagem Promotora de Saúde: Massagem, Bandas Neuromusculares e Mobilização" é o novo curso breve da ESEL, com inscrições abertas até 6 de outubro.
A terapia manual recorre às mãos do enfermeiro na promoção da funcionalidade da pessoa com lesões músculo-esqueléticas, mais concretamente a nível das articulações, músculos, fáscia e sistema nervoso periférico. Trata-se de uma técnica terapêutica que permite uma abordagem diferenciada para promover a saúde, ao restabelecer a função alterada. No contexto da prática clínica, é uma técnica com múltiplos benefícios associados, que emergem do manuseamento mecânico, destacando-se a mobilização articular, a massagem e a aplicação de bandas neuromusculares.
A Enfermagem pode ser determinante no contributo para a saúde individual e coletiva dos praticantes de atividade física, através da atenção que dispensa à singularidade de cada pessoa, inserida numa família/comunidade.
Esta microcredencial nasce da proposta do projeto de investigação Care4PhysicalActivity, inserido no CIDNUR, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente o terceiro e quarto, que visam promover a saúde e educação de qualidade, respetivamente. Existe necessidade de promover a literacia física da população em geral, mas também dos profissionais de saúde em específico.
O novo curso integra a oferta formativa da ESEL no âmbito do projeto MedTechNEXT, financiado pelo PRR.